Eagle Lightweight GT: clássico para todos os dias

29/06/2020

A Eagle é um pequeno preparador com sede em Sussex, no Reino Unido, que assina algumas das mais espetaculares versões conhecidas do icónico Jaguar E-Type, sempre respeitando ao milímetro a base histórica, embora modernizando levemente a fórmula, apenas para que as suas réplicas cumpram os requisitos mínimos de conforto e segurança, de acordo com os padrões atuais.

Este belíssimo Lightweight GT é o mais recente exemplo disso mesmo, inspirado no E-Type Lightweight de 1963, que foi o ex-líbris da competição na marca britânica, reinterpretado, com uma nova carroçaria em alumínio construída através de um processo artesanal, com linhas ligeiramente mais musculadas do que as do carro original e com a introdução de elementos modernos, como os bancos com novo desenho impressos em 3D, os revestimentos em pele no interior ou o ar condicionado…

Ao todo, são necessárias 8.000 horas de trabalho para dar forma a cada uma destas criações da Eagle; 2.500 gastas apenas na carroçaria, com cavas das rodas mais largas, soleiras das portas mais baixas e um para-brisas em posição mais inclinada, para benefício da aerodinâmica. Além da carroçaria integralmente em alumínio (como no original da década de 60), a utilização de materiais leves como magnésio e o titânio, em componentes como as jantes, o cárter, a caixa de velocidades e de diferencial ou o escape, resultam num conjunto de peso especialmente contido, acusando na balança 1.017 kg, só mais 57 kg do que o antecessor.

Nas ligações ao solo há amortecedores desenvolvidos pela Ohlins, com molas especialmente afinadas para beneficiar o conforto, pneus maiores e mais largos dos que os originais e sistema de travagem moderno, com discos ventilados.

O motor é versão atualizada do motor seis cilindros em linha utilizado pela Jaguar no XK, bloco de 4,7 litros, a debitar 385 cv e 508 Nm e associado a uma caixa manual de cinco velocidades.

A Eagle não revelou preços para o Eagle Lightweight GT.

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