Entrega de prémios do Global Mobi Awards by Prio. Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro. (Ana Pereira da Costa/Global Imagens)
Os transportes públicos vão continuar a ser a grande aposta do Governo para esta legislatura, sendo mesmo definidos por Eduardo Pinheiro, secretário de Estado da Mobilidade, como a “espinha dorsal” dos esforços do Executivo na obtenção de uma menor pegada carbónica nos próximos anos.

Discursando na cerimónia da entrega de prémios dos Global Mobi Awards by PRIO, que decorreu esta terça-feira, em Lisboa, Eduardo Pinheiro recordou que os sistemas de transportes “têm efeitos colaterais ou negativos, nomeadamente ao nível da poluição e da emissão de gases com efeito de estufa, mas também ao nível do ruído e do congestionamento”, pelo que apelou à “ação imediata, uma maratona, mas que tem de ser feita a passo acelerado”.

Neste sentido, distinguiu a aposta nos transportes públicos como a forma principal e mais eficaz para combater a poluição atmosférica, apontando ainda que o programa de ajuda à redução tarifária dos transportes foi um sucesso.

“Portugal comprometeu-se com o objetivo da neutralidade carbónica para 2050 e, portanto, temos todos necessariamente de contribuir para este trabalho”, enfatizou, especificando que o trabalho conjunto do Governo e das autarquias é “determinante para criar as infraestruturas e para dar resposta à mudança de comportamentos de uma parte substancial da população, sobretudo para motivar a mudança de comportamentos da população mais jovem, sendo que a aposta nos transportes públicos é determinante e vai continuar a ser a espinha dorsal, melhorando o mesmo seja com o aumento da oferta, seja com a redução de tarifário, a qual já observámos em 2019 e na qual também estamos a apostar cada vez mais”.

Neste sentido, apontou o sucesso da medida implementada em 2019, dizendo que “claramente, a discussão no Orçamento do Estado já não é se deve ou não haver o programa de apoio à redução tarifária, mas sim se devemos ou não reforçar a mesma. É claramente uma aposta ganha”. Destacou ainda que os transportes são o fator determinante “para a coesão e também da diferenciação das nossas cidades e das nossas regiões. Quando têm sistemas de mobilidade e transportes eficazes e eficientes são claramente mais atrativas para empresas e pessoas”.

Paralelamente, o secretário de Estado reconheceu que “continuará a haver o transporte individual, contra o qual não temos nada, mas temos de continuar a apostar na evolução tecnológica, sobretudo na adoção de tecnologias cada vez mais limpas e a elétrica é hoje aquela que pode ser cada vez mais realizada nos próximos anos”.

A este respeito, salientou a elevada adoção de veículos elétricos em Portugal, com a necessidade inerente de criar uma estrutura de carregamento à medida e funcional para fomentar a mobilidade elétrica.

“Tendo Portugal sido pioneiro, percebemos a necessidade de melhorar e reforçar a nossa rede de carregamento e dar essa resposta. No passado dia 27 de dezembro avançámos para a concessão da rede pública, pretendendo com isso aumentar não só a rede para que todos os utilizadores tenham postos em condições, mas também com o reforço de quatro milhões para a aquisição de veículos elétricos e dedução do valor do IVA dos carregamento, que são claramente sinais de que o Governo pretende continuar a apostar na importância da mobilidade elétrica para a tarefa de contribuir para a neutralidade carbónica”, referiu.

Por fim, frisou que prémios como os criados pelo Global Media Group, através da sua marca Motor24, são importantes para dar “reconhecimento a instituições e entidades que se possam associar a este momento”, entendendo ainda que é fundamental apostar e reconhecer a inovação.

“É importante olhar para os velhos e para os novos problemas com uma visão diferente. Estes prémios são também um sinal claro da importância de apostar nessa inovação”, deixando uma “palavra de apoio para que continuem a contribuir para esta evolução”.