Elétrica Aiways vai construir nova fábrica. E prepara chegada a mais mercados

09/12/2022

Nova unidade de montagem de veículos elétricos da Aiways será construída numa área de 400 hectares, na Tailândia, num investimento superior a 40 milhões de euros.

A Aiways e a Phoenix EV assinaram um memorando de entendimento com a Bio Hub Asia para construção de uma nova fábrica na Tailândia, destinada à produção do SUV Aiways U5 e do SUV-Coupé Aiways U6, num investimento superior a 40 milhões de euros.

A Bio Hub Asia, localizada na província de Chachoengsao, é a primeira área industrial verticalmente integrada de “Economia Ecológica, Circular e Biológica” na Tailândia e no Sudeste Asiático.

Orientada para a otimização de recursos, baixos custos e reduzido impacto ambiental, este complexo inclui 54 fábricas sustentáveis, de diversos setores – produtos químicos, energia, saúde e investigação e desenvolvimento em inovação sustentável.

Uma parte significativa da Bio Hub Asia está reservada para a Aiways e para a Phoenix EV, que ocuparão mais de 400 hectares para as unidades de montagem de veículos e baterias.

A CONCLUSÃO DA PRIMEIRA FASE DE CONSTRUÇÃO ESTÁ PREVISTA PARA 2023, PERMITINDO PRODUZIR JÁ NO PRÓXIMO ANO UMA SÉRIE EXPERIMENTAL DE 600 AUTOMÓVEIS.

Com a sua unidade de montagem em Chachoengsao, a Aiways torna-se no primeiro fabricante chinês “a operar num ambiente sustentável”, destaca a empresa.

“Ao mesmo tempo, contribui para a transformação da ‘Detroit da Ásia’ – a Tailândia é o maior centro automóvel do Sudeste Asiático e o décimo maior país fabricante de veículos do mundo – tendo em vista um menor impacto ambiental das suas atividades”, acrescenta.

“A ideia subjacente à Bio Hub Asia adequa-se na perfeição à filosofia da nossa empresa. Queremos gerar impacto positivo para os nossos clientes, mas também para a comunidade e a sociedade, resolvendo os desafios do nosso tempo de forma inteligente e sustentável”, refere o vice-presidente executivo de Operações Internacionais da Aiways, Alexander Klose.

“Os benefícios de estar na Bio Hub vão muito para além da produção de veículos. Por exemplo, estamos igualmente a trabalhar com uma empresa de software que desenvolve soluções de carregamento e estabilização de rede para a nossa infraestrutura na Tailândia. E, simultaneamente, estamos a garantir o desenvolvimento rápido e eficiente de alterações de produtos específicas para cada mercado, com uma equipa de pesquisa sedeada naquele local”.

Mercados de condução à esquerda

Para a Aiways, marca representada em Portugal pela Astara, este investimento na Tailândia assinala ainda outro marco na história da empresa: por ocasião da cerimónia de assinatura, foram mostrados os primeiros protótipos da versão de volante à direita do SUV Aiways U5 que, no futuro, também sairá das linhas de produção na nova fábrica.

Esta versão do U5 e, um pouco mais tarde, do SUV-Coupé Aiways U6, serão lançadas na Tailândia e noutros mercados de condução à esquerda a partir de 2023.