Elétrico i3 terá sucessor, mas design não é para repetir, diz BMW

23/10/2023

Muita gente gostou, mas aos olhos de outros o i3 não era um BMW de verdade. Um pouco estranho na sala de aula, se preferir”, diz Frank Weber quedeclara mesmo: “Não vamos repetir isso desta forma”.

 

Quando foi lançado, em 2013, o BMW i3 surpreendeu pelo seu design inovador que o tornavam, especialmente no interior, aproximado a um concept. Foi um modelo com uma personalidade à frente do seu tempo, mantendo-se, dez anos depois, atual e distinto.

No entanto, os responsáveis da BMW parecem não estar satisfeitos com o “excesso de personalidade” do elétrico i3 e querem torná-lo menos ousado em termos de design e mais aproximado ao resto da gama BMW.

De acordo com Frank Weber, membro do conselho de administração da BMW com a responsabilidade do desenvolvimento de novos produtos, numa entrevista dada ao Automobilwoche, assume que, não obstante estar interessada em construir outro pequeno EV, a BMW está inclinada para que o design desse eventual futuro elétrico seja mais conservador para apaziguar os fãs conservadores da BMW.

BMW i3

Sabia que…
no ano passado, a BMW lançou na China um “novo” i3 elétrico que é, sem tirar nem por, uma versão elétrico do Série 3?

“Muita gente gostou, mas aos olhos de outros o i3 não era um BMW de verdade. Um pouco estranho na sala de aula, se preferir”, diz Frank Weber que à Automobilwoche declara mesmo: “Não vamos repetir isso desta forma”.

Mesmo admitindo que o design do i3 poderia não ser do agrado de todos os fãs e clientes da marca alemã, o facto é que o i3 foi um sucesso. Quando a produção terminou no ano passado, mais de 250.000 unidades do i3, entre os 100% elétricos e os i3 com extensores de autonomia, foram vendidos.

“A BMW definitivamente precisa trazer ao mercado um carro compacto e acessível”, admitiu Weber à Automobilwoche. “Atribuímos grande importância em oferecer aos clientes o melhor acesso possível à marca BMW. É por isso que estamos a pensar cuidadosamente sobre como uma oferta de entrada pode fazer parte da família Neue Klasse.”

Os primeiros veículos Neue Klasse da BMW serão um SUV elétrico e um sedã previstos pelo conceito Vision Neue Klasse de 2023.

Mas inspirados por esta nova linguagem de estilo, outros produtos, com Weber a referir que a BMW lançará mais quatro veículos Neue Klasse dentro de dois anos.

Um deles – assumimos nós – pode ser o sucessor do i3 e, de certa forma, podemos tê-lo visto já identificado como BMW i Vision Circular no salão de 2021 IAA Mobility em Munique, ainda que este protótipo tenha um aspeto radical ao lado dos BMW de hoje.

Contudo, ele partilha a sua identidade de design com o Vision Neue Klasse, portanto não pareceria eventualmente deslocado ao seu lado num concessionário da BMW em 2027. É um assunto para acompanharmos.