Procurando mostrar que a eletrificação não tem de significar o afastamento dos modelos desportivos, a Toyota revelou o FT-Se pela primeira vez em solo europeu, levando-o até ao Fórum Kenshiki, em Bruxelas, uma conferência em que revela os seus planos anuais no que diz respeito à mobilidade.

Criado como um desportivo 100% elétrico de altas prestações, o FT-Se Concept é ainda um protótipo para um modelo de produção, incorporando muitas competências obtidas ao longo dos anos com a Toyota Gazoo Racing, com o seu nome a representar ‘Future Toyota Sports electric’.

Este modelo antecipa uma abordagem desportiva na era da neutralidade carbónica com um design bastante purista de dois lugares, com apenas 1220 mm de altura e 1895 mm de largura para evocar os desportivos de outros tempos. Com 4380 mm de comprimento, destaca-se ainda pelas linhas aerodinâmicas, escondendo bateria de nova geração, de peso mais baixo e maior eficiência. Entre os detalhes mais relevantes do desenho estão as linhas trapezoidais e o spoiler traseiro.

A Toyota destaca o papel das baterias mais recentes, com baixa altura e alta densidade de energia, para melhorar o dinamismo, aliando-se ainda à redução do tamanho e do peso de componentes como o motor, a transmissão e a unidade de ar condicionado. Essa conjugação permite novas possibilidades para melhorar as qualidades tradicionais dos automóveis desportivos, como a estabilidade em curva, a agilidade e a travagem.

O interior de nova geração oferece controlos intuitivos e uma experiência de condução mais imersiva, com um novo painel de instrumentos mais baixo para assegurar visibilidade sem mácula durante a condução. O FT-Se até é apresentado pela marca como um automóvel com ‘habitat’ natural na pista, justificando dessa forma a aplicação de joelheiras almofadadas para condutor e passageiro não baterem com as pernas em curvas feitas de forma mais rápida.

De resto, o concept FT-Se é uma visão de como um desportivo elétrico a bateria pode tornar-se automóvel capaz de evoluir ao longo dos tempos e de adaptar aos interesses e exigências do condutor através de atualizações de software, refletindo os seus gostos e estilo de vida.

Apesar do visual bem recebido e do potencial, a marca não especifica ainda o FT-Se como um modelo capaz de passar à produção no futuro.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.