A Stellantis espera acelerar a sua oferta de automóveis elétricos na Europa com preços mais acessíveis, tendo para o efeito chegado a acordo com a CATL para o fornecimento, por parte desta última, de células e módulos de bateria LFP nos seus modelos europeus. O Memorando de Entendimento é não-vinculativo, mas ambas as companhias estão a ponderar a formação de uma joint-venture com investimentos equivalentes.

O memorando estabelece uma colaboração de longo prazo entre a CATL e a Stellantis em duas frentes estratégicas: construção de uma forte rota tecnológica para suportar os veículos elétricos a bateria de última geração da Stellantis e identificar oportunidades para fortalecer, ainda mais, a cadeia de valor das baterias.

Com uma longa vida útil e alta estabilidade térmica, a tecnologia LFP pode permitir que a Stellantis disponibilize veículos elétricos de passageiros de elevada qualidade, duráveis e acessíveis em automóveis de passageiros, crossovers e SUV dos segmentos B e C.

“Este Memorando de Entendimento com a CATL sobre a química das baterias LFP é outro ingrediente na nossa estratégia de longo prazo para proteger a liberdade de mobilidade da classe média europeia”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “A CATL é líder da indústria neste setor e, juntamente com as nossas marcas emblemáticas de veículos, traremos uma tecnologia de baterias inovadora e acessível para os nossos clientes, o que nos ajudará a alcançar a ambição de nos tornarmos neutros em carbono até 2038”, acrescentou o português.

Por sua vez, a CATL manifestou-se bastante satisfeita por este princípio de acordo com a Stellantis. “Estamos muito gratos por elevar a nossa cooperação com a Stellantis para um novo patamar. Com os conhecimentos das experientes equipas da Stellantis em produção e a tecnologia avançada de baterias da CATL, acreditamos que a parceria será um passo decisivo para ambas as partes no percurso rumo à neutralização das emissões de carbono” afirmou Robin Zeng, Chairman e General Manager da CATL, que manifestou o seu compromisso de continuar a “oferecer soluções mais competitivas e sustentáveis para que os nossos parceiros promovam a transição energética global”.

Como parte do plano estratégico “Dare Forward 2030”, a Stellantis anunciou planos para alcançar 100% das vendas de veículos elétricos a bateria (BEV) nos automóveis de passageiros na Europa e 50% nas vendas de automóveis de passageiros e de veículos pesados ligeiros nos EUA até 2030. Adicionalmente, pretende tornar-se numa empresa com emissões zero de carbono até 2038.