Elétricos em teste de inverno por estradas reais: que autonomia efetiva oferecem?

17/02/2023

Teste colocou quase 30 veículos elétricos a rolar por estradas da Noruega para perceber, com frio extremo, a autonomia real das baterias.

A publicação norueguesa Motor fez um teste com diferentes automóveis elétricos para avaliar a sua real autonomia. Esses veículos utilizaram as mesmas estradas, num percurso por vias fora de Oslo para perceber, em situações reais e de frio extremo, qual é o alcance que cada modelo garante aos seus utilizadores. A prova no inverno nórdico foi realizada com 29 veículos relevantes para o mercado norueguês.

Este foi o trajeto efetuado por esta caravana:

Os veículos são conduzidos dentro do limite de velocidade legal e até que a bateria acabe. A condução é feita de forma eficiente e usando o modo Eco, se disponível, e sem poder usar sistemas de assistência à condução, cruise control adaptativo ou Auto Pilot.

OS CARROS SÃO CONDUZIDOS NO LIMITE DE VELOCIDADE ATÉ FICAREM SEM ELETRICIDADE.

Este ano, os testes de inverno foram realizados pela publicação debaixo de temperaturas que variaram de 5 a 10 graus abaixo de zero nas estradas principais, embora mais baixas nos topos das montanhas ao longo da rota.

Os modelos participantes, entre os quais se incluem 12 chineses, foram estes:

Modelo Autonomia anunciada/
consumo WLTP
Tração Líquido/bruto da bateria (kW) Dimensão do pneu
BMW i4 eDrive40 565/16.9 RWD 80,7/83,9 245/45-18
BMW i7 xDrive60 595/19,4 4×4 101,7/105,6 255/45-20 (f) 285/40-20 (t)
BMW iX1 xDrive30 428/17,3 4×4 64,7/66,5 225/55-18
Byd Ato 3 420/15,6 FWD 60,48/não informado 215/65-16
Byd Han 521/18.5 4×4 85,4/não declarado 245/45-19
Hongqi E-HS9 465/22 4×4 95.3/99 255/55-20
Hongqi E-HS9 prototype 120 kWt 515/– 4×4 111,5/120 255/50-20
Hyundai Ioniq 5 4WD 454/19,1 4×4 77,4/não declarado 255/45-20
JAC e-JS4 433/– 2WD 65,7/68,8 225/45-18
Kia EV6 GT 424/20.6 4×4 77,4/não declarado 255/40-21
Kia Niro EV 460/16.2 2WD 64,8/não declarado 215/55-17
Maxus Euniq6 354/21,5 FWD 70/não declarado 235/55-18
Mercedes EQB 250 452/15.4–17.1 FWD 66,5/não declarado 235/55-18
Mercedes EQE 300 614/16–18.8 RWD 89/não especificado 255/45-19
MG 4 425/16.6 2WD 61,7/64 205/50-16
MG 5 380/17.9 2WD 61.1/57/61.1 215/50-17
MG Marvel R 370/20.9 4×4 65/69.9 235/45-19
MG ZS LR 440/17,8 2WD 69,9/72,9 215/50-17
NIO ET7 580/19 4×4 100/não especificado 245/50-19
Nissan Ariya 2WD 533/18.1–18.4 2WD 87/91 235/55-19
Renault Mégane E-tech 428/16,4 FWD 60/Não declarado 215/45-20
Skoda Enyaq Coupé RS 510/17,2 4×4 77/82 235/55-19 (f) 255/50-19 (t)
Tesla Model S 634/17,5 4×4 95/100 (estimado) 255/45-19 (f) 285/40-19 (t)
Tesla Model X Plaid 543/214 4×4 95/100 (estimado) 265/45-20 (f) 275/45-20 (t)
Tesla Model Y 2WD 455/15,7 2WD 57,5/60 (estimado) 255/45-19
Toyota BZ4X 2WD 503/14,7 2WD 64/71.4 235/60-18
Volkswagen ID Buzz 408/21,4 RWD 77/82 235/55-19 (f) 255/50-19 (t)
Volkswagen ID. 5 Pro 526/17 RWD 77/82 235/55-19 (f) 255/50-19 (t)
Voyah Free 501/20,2 4×4 106/100 255/45-20

Relativamente aos resultados, o Tesla Model S foi o grande vencedor deste ano, ultrapassando os 500 km de autonomia neste duro teste de inverno, chagando aos 530 quilómetros, com um consumo médio real de 17,3 kWh por 100 km, e uma diferença em relação aos valores de autonomia aprovados de -16,4%.

Atrás do Model S ficou outro Tesla, o Model X. O SUV americano terminou com 444 km percorridos, um consumo médio de 20,9 kWh aos 100 km, e uma diferença em relação à autonomia homologada de 18,23%.

A terceira posição foi para o BMW i4 eDrive40, que conseguiu completar um total de 434 km, o mesmo que o NIO ET7, mas com uma enorme diferença de consumo já que o alemão tem uma média de 18,6 kWh por 100 km, enquanto o modelo chinês obteve 22,7 kWh por 100 km.

O novo BMW i7 xDrive60 conseguiu rodar um total de 424 km, mas com um consumo de 23,5 kWh aos 100 km, um dos mais altos de todo o teste. Um i7 teve neste teste uma perda de autonomia face aos números oficiais de 28,74%.

Os resultados dos testes de autonomia foram estes:

Modelo Ciclo WLTP Autonomia alcançada no teste Desvio percentual, intervalo 500 km: consumo-bateria-km restantes 450 km: consumo-bateria-km restantes 400 km: consumo-bateria-km restantes 350 km: consumo-bateria-km restantes 300 km: consumo-bateria-km restantes 250 km: consumo-bateria-km restantes 200 km: consumo-bateria-km restantes 150 km: consumo-bateria-km restantes 100 km: consumo-bateria-km restantes 50 km: consumo-bateria-km restantes
Tesla Model S 634 530 −16,40% 17,3-2-15 18/08/1949 17,7-18-111 18,3-26-158 17,2-40-241 16,9-51-307 16,7-61-364 16,8-70-421 19,9-76-456 17,1-88-530
Tesla Model X 543 444 −18,23% 20,9-9-45 21,1-20-98 19,8-36-181 19,2-49-243 19,1-59-298 19,4-69-348 23,2-76-380 20,6-90-450
NOVE ET7 580 434 −25,17% 22,7-8-37 24,8-18-83 20,3-35-117 19,2-47-235 15,6-58-293 18,7-68-347 22,8-75-381 18,3-88-446
BMW i4 eDrive40 565 434 −23,19% 18,6-4-18 18,9-15-44 17,9-31-122 17,6-44-193 17,6-55-229 17,8-66-353 21,0-73.311 18,5-87-342
BMW i7 xDrive60 595 424 −28,74% 23,5-1-6 24,5-10-36 22,9-29-121 22,6-42-196 22,5-55-259 22,7-66-303 26,7-73-293 24,0-88-376
Mercedes EQE 300 614 409 −33,39% 21,6-0-0 22,4-4-25 20,9-24-132 20,5-38-212 20,5-51-287 20,4-64-363 24,3-71-413 23,1-87-511
Bid Han 521 406 −22,07% 20.1 1 3 20,7-11-55 19-29-149 18,4-43-225 18,4-55-287 18,5-67-348 21,5-75-390 17,9-91-475
Nissan Ariya 2WD 533 400 −24,95% 20,1-10-37 18,8-30-119 18,6-45-182 18,4-56-229 18,4-69-283 21,3-78-293 19,8-91-364
Voyah Free 501 391 −21,96% 26,4-7-14 25,0-26-68 24,5-40-124 24,5-52-186 24,4-65-249 27,6-74-234 23,6-88-319
Hongqi E-HS9 prototype 120 kWt 515 389 −24,47% 28,1-7-23 26,7-24-96 26,1-38-181 26,1-51-249 26,3-64-327 30,4-72-371 27,6-88-469
Volkswagen ID.5 Pro 526 378 −28,14% 20,2-4-14 19,7-21-80 19,5-36-143 19,1-51-202 19,4-63-252 22,4-72-278 19,2-88-392
MG ZS LR 440 352 -20,00% 18.2-2-6 18,7-18-45 18,2-35-99 18,1-48-148 17,6-62-205 19,9-71-239 17,5-87-308
Kia EV6 GT 424 349 −17,69% 20,8-17-50 20,5-33-102 20,5-47-144 20,3-62-193 23,2-71-237 20,3-87-301
Hyundai Ioniq 5 4WD 454 345 −24,01% 20,1-18-56 19,7-35-122 19,8-48-169 19,9-62.224 22,7-72-290 19,0-88.377
Kia Niro EV 460 343 −25,43% 17,6-19-54 17,3-36-104 17,1-49-138 16,7-62-173 18,4-72-209 15,1-88-267
Skoda Enyaq Coupé RS 510 338 −33,73% 21,1-13-46 20,7-30-115 20,8-45-165 20,8-59-236 23,9-69-244 20,9-87-363
MG 4 425 338 −20,47% 17,7-14-38 17,2-32-100 16,8-48-174 16,6-62-241 18,8-73-281 16,6-89-377
Tesla Model Y 2WD 455 337 −25,93% 16,9-11-42 16,6-27-106 16,3-43-167 16,0-58.227 18,4-68-266 15,6-88-339
BMW iX1 428 337 −21,26% 18,3-8-27 17,9-26-91 18,0-41-148 18,0-56.202 20,7-66-206 18,2-85-291
Mercedes EQB 250 452 334 −26,11% 19,2-11-37 18,6-28-103 18,7-43-163 18,8-57-217 22,3-66-253 20,2-85-349
Toyota BZ4X 2WD 503 323 −35,79% 19,1-3-0 18,9-25-47 18,9-41-106 18,9-56-158 19,1-68-199 18,7-86-276
JAC e-JS4 433 323 −25,40% 12.6-5-– 8,4-26-105 10,6-43-175 11,2-50-237 25,0-68.277 11,8-86-351
Renault Mégane 428 318 −25,70% 18,1-1-0 18,6-19-63 18,7-36-112 18,2-54-182 20,4-67-193 17,4-88-318
Maxus Euniq6 354 317 −10,45% 21,1-4-17 20,6-20-65 20,6-37-120 20,5-56-191 23,7-66-224 21,5-85-323
MG 5 380 313 −17,63% 18.3-2-3 18,0-21-54 17,9-39-110 18,0-54-168 20,7-66-210 18,7-84-307
BYD Ato 3 420 311 −25,95% 19,6-4-15 17,8-24-100 17,9-40-168 12,9-56.235 21,7-68-285 16,4-87-368
Volkswagen ID Buzz 408 310 −24,02% 24,8-0-0 24,5-20-70 24,3-37-130 24,3-54-193 27,6-66.225 24,5-85-313
MG Marvel R 370 308 −16,76% 21.7-4 – 21,4-23-61 21,3-40-116 21,0-57-182 24,3-67-215 21,5-86-307
Hongqi E-HS9 465 303 −34,84% 29-0-0 28,8-19-57 28,8-36-107 28,6-52-173 31,4-66-178 28,0-86.298
Fonte: Motor.no. Lista ordenada de acordo com a autonomia verificada (da maior para a menor)