A publicação norueguesa Motor fez um teste com diferentes automóveis elétricos para avaliar a sua real autonomia. Esses veículos utilizaram as mesmas estradas, num percurso por vias fora de Oslo para perceber, em situações reais e de frio extremo, qual é o alcance que cada modelo garante aos seus utilizadores. A prova no inverno nórdico foi realizada com 29 veículos relevantes para o mercado norueguês.
Este foi o trajeto efetuado por esta caravana:

Os veículos são conduzidos dentro do limite de velocidade legal e até que a bateria acabe. A condução é feita de forma eficiente e usando o modo Eco, se disponível, e sem poder usar sistemas de assistência à condução, cruise control adaptativo ou Auto Pilot.
Este ano, os testes de inverno foram realizados pela publicação debaixo de temperaturas que variaram de 5 a 10 graus abaixo de zero nas estradas principais, embora mais baixas nos topos das montanhas ao longo da rota.OS CARROS SÃO CONDUZIDOS NO LIMITE DE VELOCIDADE ATÉ FICAREM SEM ELETRICIDADE.
Os modelos participantes, entre os quais se incluem 12 chineses, foram estes:
Modelo
Autonomia anunciada/
consumo WLTPTração
Líquido/bruto da bateria (kW)
Dimensão do pneu
BMW i4 eDrive40
565/16.9
RWD
80,7/83,9
245/45-18
BMW i7 xDrive60
595/19,4
4×4
101,7/105,6
255/45-20 (f) 285/40-20 (t)
BMW iX1 xDrive30
428/17,3
4×4
64,7/66,5
225/55-18
Byd Ato 3
420/15,6
FWD
60,48/não informado
215/65-16
Byd Han
521/18.5
4×4
85,4/não declarado
245/45-19
Hongqi E-HS9
465/22
4×4
95.3/99
255/55-20
Hongqi E-HS9 prototype 120 kWt
515/–
4×4
111,5/120
255/50-20
Hyundai Ioniq 5 4WD
454/19,1
4×4
77,4/não declarado
255/45-20
JAC e-JS4
433/–
2WD
65,7/68,8
225/45-18
Kia EV6 GT
424/20.6
4×4
77,4/não declarado
255/40-21
Kia Niro EV
460/16.2
2WD
64,8/não declarado
215/55-17
Maxus Euniq6
354/21,5
FWD
70/não declarado
235/55-18
Mercedes EQB 250
452/15.4–17.1
FWD
66,5/não declarado
235/55-18
Mercedes EQE 300
614/16–18.8
RWD
89/não especificado
255/45-19
MG 4
425/16.6
2WD
61,7/64
205/50-16
MG 5
380/17.9
2WD
61.1/57/61.1
215/50-17
MG Marvel R
370/20.9
4×4
65/69.9
235/45-19
MG ZS LR
440/17,8
2WD
69,9/72,9
215/50-17
NIO ET7
580/19
4×4
100/não especificado
245/50-19
Nissan Ariya 2WD
533/18.1–18.4
2WD
87/91
235/55-19
Renault Mégane E-tech
428/16,4
FWD
60/Não declarado
215/45-20
Skoda Enyaq Coupé RS
510/17,2
4×4
77/82
235/55-19 (f) 255/50-19 (t)
Tesla Model S
634/17,5
4×4
95/100 (estimado)
255/45-19 (f) 285/40-19 (t)
Tesla Model X Plaid
543/214
4×4
95/100 (estimado)
265/45-20 (f) 275/45-20 (t)
Tesla Model Y 2WD
455/15,7
2WD
57,5/60 (estimado)
255/45-19
Toyota BZ4X 2WD
503/14,7
2WD
64/71.4
235/60-18
Volkswagen ID Buzz
408/21,4
RWD
77/82
235/55-19 (f) 255/50-19 (t)
Volkswagen ID. 5 Pro
526/17
RWD
77/82
235/55-19 (f) 255/50-19 (t)
Voyah Free
501/20,2
4×4
106/100
255/45-20
Relativamente aos resultados, o Tesla Model S foi o grande vencedor deste ano, ultrapassando os 500 km de autonomia neste duro teste de inverno, chagando aos 530 quilómetros, com um consumo médio real de 17,3 kWh por 100 km, e uma diferença em relação aos valores de autonomia aprovados de -16,4%.
Atrás do Model S ficou outro Tesla, o Model X. O SUV americano terminou com 444 km percorridos, um consumo médio de 20,9 kWh aos 100 km, e uma diferença em relação à autonomia homologada de 18,23%.
A terceira posição foi para o BMW i4 eDrive40, que conseguiu completar um total de 434 km, o mesmo que o NIO ET7, mas com uma enorme diferença de consumo já que o alemão tem uma média de 18,6 kWh por 100 km, enquanto o modelo chinês obteve 22,7 kWh por 100 km.
Os resultados dos testes de autonomia foram estes:
Modelo
Ciclo WLTP
Autonomia alcançada no teste
Desvio percentual, intervalo
500 km: consumo-bateria-km restantes
450 km: consumo-bateria-km restantes
400 km: consumo-bateria-km restantes
350 km: consumo-bateria-km restantes
300 km: consumo-bateria-km restantes
250 km: consumo-bateria-km restantes
200 km: consumo-bateria-km restantes
150 km: consumo-bateria-km restantes
100 km: consumo-bateria-km restantes
50 km: consumo-bateria-km restantes
Tesla Model S
634
530
−16,40%
17,3-2-15
18/08/1949
17,7-18-111
18,3-26-158
17,2-40-241
16,9-51-307
16,7-61-364
16,8-70-421
19,9-76-456
17,1-88-530
Tesla Model X
543
444
−18,23%
20,9-9-45
21,1-20-98
19,8-36-181
19,2-49-243
19,1-59-298
19,4-69-348
23,2-76-380
20,6-90-450
NOVE ET7
580
434
−25,17%
22,7-8-37
24,8-18-83
20,3-35-117
19,2-47-235
15,6-58-293
18,7-68-347
22,8-75-381
18,3-88-446
BMW i4 eDrive40
565
434
−23,19%
18,6-4-18
18,9-15-44
17,9-31-122
17,6-44-193
17,6-55-229
17,8-66-353
21,0-73.311
18,5-87-342
BMW i7 xDrive60
595
424
−28,74%
23,5-1-6
24,5-10-36
22,9-29-121
22,6-42-196
22,5-55-259
22,7-66-303
26,7-73-293
24,0-88-376
Mercedes EQE 300
614
409
−33,39%
21,6-0-0
22,4-4-25
20,9-24-132
20,5-38-212
20,5-51-287
20,4-64-363
24,3-71-413
23,1-87-511
Bid Han
521
406
−22,07%
20.1 1 3
20,7-11-55
19-29-149
18,4-43-225
18,4-55-287
18,5-67-348
21,5-75-390
17,9-91-475
Nissan Ariya 2WD
533
400
−24,95%
20,1-10-37
18,8-30-119
18,6-45-182
18,4-56-229
18,4-69-283
21,3-78-293
19,8-91-364
Voyah Free
501
391
−21,96%
26,4-7-14
25,0-26-68
24,5-40-124
24,5-52-186
24,4-65-249
27,6-74-234
23,6-88-319
Hongqi E-HS9 prototype 120 kWt
515
389
−24,47%
28,1-7-23
26,7-24-96
26,1-38-181
26,1-51-249
26,3-64-327
30,4-72-371
27,6-88-469
Volkswagen ID.5 Pro
526
378
−28,14%
20,2-4-14
19,7-21-80
19,5-36-143
19,1-51-202
19,4-63-252
22,4-72-278
19,2-88-392
MG ZS LR
440
352
-20,00%
18.2-2-6
18,7-18-45
18,2-35-99
18,1-48-148
17,6-62-205
19,9-71-239
17,5-87-308
Kia EV6 GT
424
349
−17,69%
20,8-17-50
20,5-33-102
20,5-47-144
20,3-62-193
23,2-71-237
20,3-87-301
Hyundai Ioniq 5 4WD
454
345
−24,01%
20,1-18-56
19,7-35-122
19,8-48-169
19,9-62.224
22,7-72-290
19,0-88.377
Kia Niro EV
460
343
−25,43%
17,6-19-54
17,3-36-104
17,1-49-138
16,7-62-173
18,4-72-209
15,1-88-267
Skoda Enyaq Coupé RS
510
338
−33,73%
21,1-13-46
20,7-30-115
20,8-45-165
20,8-59-236
23,9-69-244
20,9-87-363
MG 4
425
338
−20,47%
17,7-14-38
17,2-32-100
16,8-48-174
16,6-62-241
18,8-73-281
16,6-89-377
Tesla Model Y 2WD
455
337
−25,93%
16,9-11-42
16,6-27-106
16,3-43-167
16,0-58.227
18,4-68-266
15,6-88-339
BMW iX1
428
337
−21,26%
18,3-8-27
17,9-26-91
18,0-41-148
18,0-56.202
20,7-66-206
18,2-85-291
Mercedes EQB 250
452
334
−26,11%
19,2-11-37
18,6-28-103
18,7-43-163
18,8-57-217
22,3-66-253
20,2-85-349
Toyota BZ4X 2WD
503
323
−35,79%
19,1-3-0
18,9-25-47
18,9-41-106
18,9-56-158
19,1-68-199
18,7-86-276
JAC e-JS4
433
323
−25,40%
12.6-5-–
8,4-26-105
10,6-43-175
11,2-50-237
25,0-68.277
11,8-86-351
Renault Mégane
428
318
−25,70%
18,1-1-0
18,6-19-63
18,7-36-112
18,2-54-182
20,4-67-193
17,4-88-318
Maxus Euniq6
354
317
−10,45%
21,1-4-17
20,6-20-65
20,6-37-120
20,5-56-191
23,7-66-224
21,5-85-323
MG 5
380
313
−17,63%
18.3-2-3
18,0-21-54
17,9-39-110
18,0-54-168
20,7-66-210
18,7-84-307
BYD Ato 3
420
311
−25,95%
19,6-4-15
17,8-24-100
17,9-40-168
12,9-56.235
21,7-68-285
16,4-87-368
Volkswagen ID Buzz
408
310
−24,02%
24,8-0-0
24,5-20-70
24,3-37-130
24,3-54-193
27,6-66.225
24,5-85-313
MG Marvel R
370
308
−16,76%
21.7-4 –
21,4-23-61
21,3-40-116
21,0-57-182
24,3-67-215
21,5-86-307
Hongqi E-HS9
465
303
−34,84%
29-0-0
28,8-19-57
28,8-36-107
28,6-52-173
31,4-66-178
28,0-86.298