Confirmando o estatuto de marca revolucionário no seio da indústria automóvel, a Tesla decidiu agora reinventar o organigrama da empresa, com a criação de novos cargos, incluindo o de presidente executivo (CEO), que passa a ser chamado de Tecnoking ou, em português, “Rei da Tecnologia”.
Elon Musk não é o único a ter direito a novo ‘título’ na estrutura da empresa californiana. Também o diretor financeiro CFO passará a ser designado oficialmente de “Mestre da Moeda” (Master of Coin em inglês).
O fundador e agora “Tecnoking” da Tesla já submeteu o pedido junto da SEC (U.S. Securities and Exchange Commission), a comissão reguladora de valores mobiliários e ações nos Estados Unidos da América, que torna oficial a utilização dos referidos cargos, especificando que, em termos práticos, nada mudará nas funções desempenhadas pelos dois líderes da empresa.
“A partir de 15 de março de 2021, os títulos de Elon Musk e Zach Kirkhorn foram alterados para Technoking da Tesla e Master of Coin, respetivamente. Elon e Zach também manterão os seus respectivos cargos como presidente executivo e diretor financeiro”, pode ler-se no comunicado à SEC.
A mesma SEC foi a entidade que, em 2018, obrigou Musk a abandonar o cargo de presidente do conselho de administração da empresa (mantendo-se, no entanto, como CEO da marca que revolucionou a mobilidade elétrica), acusado de informações “falsas e enganadoras” que induziu os investidores em erro.