Quando falta um mês para o ano terminar, os veículos elétricos continuam a demonstrar um crescimento sustentável. De janeiro a novembro de 2022 as matrículas de veículos ligeiros de passageiros em Portugal totalizaram 141.552 unidades, o que se traduziu numa variação positiva de 5,6 por cento relativamente ao período homólogo de 2021. Em comparação com janeiro a novembro do ano de 2019, o mercado registou um decréscimo de 31,3 por cento, revelam dados da ACAP (Associação Automóvel de Portugal).
No caso dos veículos ligeiros de passageiros movidos a energias alternativas, o que abrange 100% elétricos, híbridos, os dados são apresentados no gráfico seguinte pela ACAP:

De janeiro a novembro de 2022, 40,1 por cento dos veículos ligeiros de passageiros matriculados novos são movidos a outros tipos de energia, nomeadamente elétricos e híbridos.
Em particular, verifica-se que 11,1 por cento nos veículos ligeiros de passageiros novos são elétricos. Os híbridos PHEV correspondem a 10% das matrículas de janeiro a novembro.
Matrículas de ligeiros de passageiros em Portugal (todas as motorizações)nov/22 | nov/21 | % variação | % no mercado nov/2022 | % no mercado nov/2021 | janeiro-novembro 2022 | janeiro-novembro 2021 | % variação | % no mercado jan-nov/2022 | % no mercado jan-nov/2021 | |
Peugeot | 1 308 | 1 605 | -18,5 | 8,59 | 14,69 | 15 070 | 15 761 | -4,4 | 10,65 | 11,76 |
Mercedes-Benz | 1 245 | 875 | 42,3 | 8,17 | 8,01 | 10 997 | 10 655 | 3,2 | 7,77 | 7,95 |
Renault | 1 488 | 900 | 65,3 | 9,77 | 8,24 | 10 966 | 13 958 | -21,4 | 7,75 | 10,41 |
Dacia | 1 422 | 712 | 99,7 | 9,34 | 6,52 | 9 002 | 4 674 | 92,6 | 6,36 | 3,49 |
BMW | 887 | 830 | 6,9 | 5,82 | 7,60 | 8 663 | 10 627 | -18,5 | 6,12 | 7,93 |
Citroën | 865 | 486 | 78,0 | 5,68 | 4,45 | 8 624 | 8 117 | 6,2 | 6,09 | 6,06 |
Toyota | 493 | 636 | -22,5 | 3,24 | 5,82 | 8 561 | 7 220 | 18,6 | 6,05 | 5,39 |
Volkswagen | 960 | 225 | 326,7 | 6,30 | 2,06 | 7 585 | 6 952 | 9,1 | 5,36 | 5,19 |
Hyundai | 471 | 766 | -38,5 | 3,09 | 7,01 | 6 739 | 6 974 | -3,4 | 4,76 | 5,20 |
Fiat | 769 | 245 | 213,9 | 5,05 | 2,24 | 6 162 | 4 540 | 35,7 | 4,35 | 3,39 |
Kia | 429 | 627 | -31,6 | 2,82 | 5,74 | 6 094 | 4 849 | 25,7 | 4,31 | 3,62 |
Seat | 475 | 164 | 189,6 | 3,12 | 1,50 | 5 557 | 5 999 | -7,4 | 3,93 | 4,48 |
Opel | 800 | 399 | 100,5 | 5,25 | 3,65 | 5 533 | 4 801 | 15,2 | 3,91 | 3,58 |
Ford | 847 | 323 | 162,2 | 5,56 | 2,96 | 5 310 | 4 462 | 19,0 | 3,75 | 3,33 |
Nissan | 370 | 416 | -11,1 | 2,43 | 3,81 | 4 839 | 5 460 | -11,4 | 3,42 | 4,07 |
Audi | 316 | 125 | 152,8 | 2,07 | 1,14 | 3 390 | 3 183 | 6,5 | 2,39 | 2,37 |
Volvo | 302 | 317 | -4,7 | 1,98 | 2,90 | 3 232 | 3 677 | -12,1 | 2,28 | 2,74 |
Tesla | 541 | 300 | 80,3 | 3,55 | 2,75 | 2 195 | 1 347 | 63,0 | 1,55 | 1,01 |
Skoda | 140 | 76 | 84,2 | 0,92 | 0,70 | 1 995 | 1 672 | 19,3 | 1,41 | 1,25 |
MINI | 193 | 138 | 39,9 | 1,27 | 1,26 | 1 660 | 1 796 | -7,6 | 1,17 | 1,34 |
Mitsubishi | 73 | 98 | -25,5 | 0,48 | 0,90 | 1 551 | 1 364 | 13,7 | 1,10 | 1,02 |
Cupra | 116 | 65 | 78,5 | 0,76 | 0,59 | 1 528 | 447 | 241,8 | 1,08 | 0,33 |
Jeep | 97 | 42 | 131,0 | 0,64 | 0,38 | 893 | 708 | 26,1 | 0,63 | 0,53 |
Mazda | 107 | 164 | -34,8 | 0,70 | 1,50 | 851 | 989 | -14,0 | 0,60 | 0,74 |
DS | 65 | 53 | 22,6 | 0,43 | 0,48 | 787 | 563 | 39,8 | 0,56 | 0,42 |
Honda | 44 | 54 | -18,5 | 0,29 | 0,49 | 740 | 605 | 22,3 | 0,52 | 0,45 |
Porsche | 132 | 93 | 41,9 | 0,87 | 0,85 | 709 | 681 | 4,1 | 0,50 | 0,51 |
Land Rover | 37 | 41 | -9,8 | 0,24 | 0,38 | 530 | 536 | -1,1 | 0,37 | 0,40 |
Jaguar | 43 | 48 | -10,4 | 0,28 | 0,44 | 429 | 366 | 17,2 | 0,30 | 0,27 |
Lexus | 27 | 31 | -12,9 | 0,18 | 0,28 | 319 | 356 | -10,4 | 0,23 | 0,27 |
Smart | 41 | 51 | -19,6 | 0,27 | 0,47 | 267 | 365 | -26,8 | 0,19 | 0,27 |
Alfa Romeo | 18 | 7 | 157,1 | 0,12 | 0,06 | 240 | 81 | 196,3 | 0,17 | 0,06 |
Suzuki | 21 | 8 | 162,5 | 0,14 | 0,07 | 196 | 113 | 73,5 | 0,14 | 0,08 |
Maserati | 9 | 0 | — | 0,06 | 0,00 | 75 | 21 | 257,1 | 0,05 | 0,02 |
Polestar | 44 | 0 | — | 0,29 | 0,00 | 61 | 0 | — | 0,04 | 0,00 |
Bentley | 7 | 3 | 133,3 | 0,05 | 0,03 | 58 | 25 | 132,0 | 0,04 | 0,02 |
Aiways | 15 | 0 | — | 0,10 | 0,00 | 45 | 0 | — | 0,03 | 0,00 |
Aston Martin | 5 | 2 | 150,0 | 0,03 | 0,02 | 38 | 30 | 26,7 | 0,03 | 0,02 |
Ferrari | 3 | 0 | — | 0,02 | 0,00 | 26 | 23 | 13,0 | 0,02 | 0,02 |
Lamborghini | 2 | 1 | 100,0 | 0,01 | 0,01 | 14 | 13 | 7,7 | 0,01 | 0,01 |
Alpine | 1 | 2 | -50,0 | 0,01 | 0,02 | 9 | 10 | -10,0 | 0,01 | 0,01 |
Man | 2 | 0 | — | 0,01 | 0,00 | 9 | 9 | 0,0 | 0,01 | 0,01 |
Iveco | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 2 | 0 | — | 0,00 | 0,00 |
Maxus | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 1 | 0 | — | 0,00 | 0,00 |
Total | 15 230 | 10 928 | 39,4 | 100,00 | 100,00 | 141 552 | 134 029 | 5,6 | 100,00 | 100,00 |