Quem mora ou conduz com alguma frequência por Lisboa sabe bem como as cidades são terrenos férteis para o “nascimento” de novos buracos devido ao tráfego intenso e também ao fraco estado de conservação do asfalto. Para o automóvel são autênticas armadilhas, que podem resultar em pneus furados, jantes danificadas, passando ainda pela direção desalinhada ou os amortecedores maltratados, dependendo da profundidade do estrago no piso.
Para facilitar a comunicação de ocorrências deste tipo, a cidade de Lisboa disponibiliza a aplicação NaMinhaRua LX, que permite, através de fotografias geograficamente referenciadas, denunciar problemas, comunicar uma viatura abandonada, uma avaria de um candeeiro num parque de estacionamento ou um buraco na estrada.
Só precisa de fazer login na app, disponível para iOS e Android, tirar uma fotografia, selecionar o local e descrever o problema.
O sistema atribui automaticamente uma entidade responsável, seja a própria câmara municipal, uma das juntas de freguesia ou até outras entidades concessionárias, e permite acompanhar em tempo real o processo até à sua resolução.
Nos casos em que várias pessoas reportaram o mesmo problema, a ocorrência subirá na lista de prioridades das situações a resolver.
Na internet para todo o país
No portal ePortugal, o serviço “A Minha Rua” permite aos cidadãos reportar o mesmo tipo de situações a nível nacional. Todos os relatos são encaminhados para a autarquia selecionada, que lhe dará conhecimento sobre o processo e eventual resolução do problema, e publicados para consulta pública naquela página da internet.
A Minha Rua está disponível apenas para as Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia aderentes. Caso a sua autarquia não esteja listada deve utilizar o sistema de comunicação de problemas disponibilizado pela autarquia ou contactá-la diretamente.
