Numa parceria com a Atawey, a Hyvia, joint-venture direcionada para o hidrogénio que foi criada entre a Renault e a Plug Power, vai passar a disponibilizar aos seus clientes com frotas, ou a um ecossistema de clientes, uma gama de estações de carregamento de hidrogénio que podem ser instaladas para uso próprio: Hywell.
Com capacidade de distribuição de 100 kg/dia de H2, este posto tem capacidade para abastecer de 20 a 25 veículos, com tempo de abastecimento de apenas alguns minutos.
Segundo a empresa, a estação Hywell pode ser montada de forma rápida e fácil nos locais de instalação mais restritos graças ao seu sistema Compact & Plug & Play.
A Hyvia aponta ainda que os custos de investimento e operacionais desta estação são dimensionados ao tamanho de uma frota.Entretanto, sabe-se que, com base no Novo Renault Master, a Hyvia está a desenvolver uma futura geração de furgões movidos a hidrogénio, disponíveis em diversas versões, a serem lançadas já em 2025.
Esta gama de modelos enquadra-se no objetivo estratégico definido pela Hyvia de ter uma quota de 30% do mercado de veículos comerciais ligeiros a hidrogénio até 2030.
Não se conhecem grandes detalhes sobre essa futura geração. O construtor indica apenas que o modelo terá “uma gama completa de versões” e será produzida na linha de montagem da fábrica da Renault em Batilly (França), com isso conseguindo-se um volume de produção maior.
A marca acrescenta que esse modelo beneficiará de tecnologia de hidrogénio produzida nas instalações da Hyvia em Flins (França): sistema de célula de combustível de nova geração e fornecimento de componentes na Europa.
Maior polivalência com três novas versões
Esta nova arquitetura responde às necessidades mais amplas dos utilizadores profissionais, com a introdução de três novas versões: L2H2, L3H2 e L3H3. Em termos de capacidade de carga: L2H2 10,4 m3 – L3H2 12,6 m3 – L3H3 14,4 m3.
Em exposição no espaço da Hyvia estará a versão L3H2, equipada como veículo de oficina pelo conversor Kollé. Primeiras entregas esperadas para o segundo trimestre de 2024.
A par desta versão L3H2, a Hyvia apresenta uma conversão da versão L3H3+, através do preparador Sortimo, para operações de pós-venda.
Entre os parceiros iniciais para a fase piloto da versão L3H3+ conta-se a Chronopost, Engie, Orange, Equans, BWT Alpine F1 Team, Airbus, Hamburger Hafen und Logistik AG, Packeta e Maximator Hydrigen GmbH.
Do ponto de vista mais técnico, o armazenamento de hidrogénio é feito sob a carroçaria sem necessidade de elevar o piso. A célula de combustível está integrada no compartimento do motor. Por fim, existe uma bateria para armazenar a energia na área de carga (0,4 m3).
Esta nova arquitetura completa a atual gama de Renault Master Van H2-TECH – L3H3+, permitindo novas conversões: veículo oficina, intervenção urbana de emergência, recolha de frutos na agricultura, veículo frigorífico, porta-escada,
A marca sublinha como vantagem o diminuto tempo de inatividade com tempo de reabastecimento inferior a 5 minutos. Em termos de autonomia, são declarados 320 km de autonomia no ciclo WLTC.