/Estas são as estradas com portagens mais caras da Europa

Estas são as estradas com portagens mais caras da Europa

Estudo compara os preços das portagens em 44 países da Europa e revela onde estão as rotas mais caras. Portugal fora do ‘Top10’.

Resolvida a pandemia, chegará o momento em que as grandes viagens vão voltar a fazer sentido. Como antes da chegada do novo coronavírus, vamos novamente dedicar tempo a escolher os destinos e planear as rotas para chegar ao local de eleição. Idealmente, evitando a passagem pelas estradas colocadas em destaque neste estudo da Northgate Renting Flexible: os troços mais caros da Europa.

Antes de partir em viagem, além da obrigatória revisão ao estado da viatura, seja o seu automóvel particular ou um veículo de aluguer em férias, é essencial escolher a rota para o destino final, decidindo entre o caminho mais rápido ou o mais barato. Nesta equação entra, obviamente, o custo a pagar nas portagens, motivo pelo qual a empresa britânica de renting se dedicou a compilar este ranking, que inclui autoestradas, pontes e túneis de 44 países europeus.

Os especialistas utilizaram uma fórmula matemática para descobrir qual é o custo médio destas estradas por cada 100 km percorridos, de forma a chegarem a um custo-base de comparação.

Assim, a portagem mais cara encontra-se na ligação por autoestrada entre Paris e Marselha, com um custo de 58,31 euros para 750 quilómetros de alcatrão de ótima qualidade.

Logo atrás, o trajeto Milão-Nápoles, em Itália, (56,25 euros, por cerca de 700 km), surgindo a fechar o pódio a autoestrada norueguesa que liga Bodø a Oslo (50,07 euros).

De acordo com o mesmo estudo, o Túnel do Grande São Bernardo, que liga a cidade de Martigny, na Suíça, a Saint-Rhémy-en-Bosses no Vale de Aosta, em Itália, é o túnel rodoviário mais caro da Europa, com um custo médio de 25,34 euros. Nas pontes, a passagem sobre o Grande Belt, na ligação entre as ilhas dinamarquesas de Zelândia e Fiónia, é a mais cara, com um custo médio de 7,14 euros.

O Top10 das autoestradas com portagens mais caras da Europa:

1.França – A6, A7 Paris-Marselha, 58,31 euros.

2.Itália – Milão-Nápoles, 56,25 euros.

3.Noruega – Bodo-Oslo, 50,07 euros.

4.Espanha – Bilbau-Saragoça, 32,72 euros.

5.Grécia – Evzonoi-Atenas, 32,55 euros.

6.Croácia – Zagreb-Carapine, 30,24 euros.

7.Suiça – Grande Túnel de São Bernardo, 25,34 euros.

8.Bielorrúsia – M1-E30 Brest-Minsk, 23,99 euros.

9.Polónia – A2 Swecko, 18,54 euros.

10.Rússia – M4, 17,92 euros.

Fonte: https://www.northgatevehiclehire.co.uk/blog/most-expensive-toll-roads-in-europe