Estudo compara os preços das portagens em 44 países da Europa e revela onde estão as rotas mais caras. Portugal fora do ‘Top10’.

Resolvida a pandemia, chegará o momento em que as grandes viagens vão voltar a fazer sentido. Como antes da chegada do novo coronavírus, vamos novamente dedicar tempo a escolher os destinos e planear as rotas para chegar ao local de eleição. Idealmente, evitando a passagem pelas estradas colocadas em destaque neste estudo da Northgate Renting Flexible: os troços mais caros da Europa.

Antes de partir em viagem, além da obrigatória revisão ao estado da viatura, seja o seu automóvel particular ou um veículo de aluguer em férias, é essencial escolher a rota para o destino final, decidindo entre o caminho mais rápido ou o mais barato. Nesta equação entra, obviamente, o custo a pagar nas portagens, motivo pelo qual a empresa britânica de renting se dedicou a compilar este ranking, que inclui autoestradas, pontes e túneis de 44 países europeus.

Os especialistas utilizaram uma fórmula matemática para descobrir qual é o custo médio destas estradas por cada 100 km percorridos, de forma a chegarem a um custo-base de comparação.

Assim, a portagem mais cara encontra-se na ligação por autoestrada entre Paris e Marselha, com um custo de 58,31 euros para 750 quilómetros de alcatrão de ótima qualidade.

Logo atrás, o trajeto Milão-Nápoles, em Itália, (56,25 euros, por cerca de 700 km), surgindo a fechar o pódio a autoestrada norueguesa que liga Bodø a Oslo (50,07 euros).

De acordo com o mesmo estudo, o Túnel do Grande São Bernardo, que liga a cidade de Martigny, na Suíça, a Saint-Rhémy-en-Bosses no Vale de Aosta, em Itália, é o túnel rodoviário mais caro da Europa, com um custo médio de 25,34 euros. Nas pontes, a passagem sobre o Grande Belt, na ligação entre as ilhas dinamarquesas de Zelândia e Fiónia, é a mais cara, com um custo médio de 7,14 euros.

O Top10 das autoestradas com portagens mais caras da Europa:

1.França – A6, A7 Paris-Marselha, 58,31 euros.

2.Itália – Milão-Nápoles, 56,25 euros.

3.Noruega – Bodo-Oslo, 50,07 euros.

4.Espanha – Bilbau-Saragoça, 32,72 euros.

5.Grécia – Evzonoi-Atenas, 32,55 euros.

6.Croácia – Zagreb-Carapine, 30,24 euros.

7.Suiça – Grande Túnel de São Bernardo, 25,34 euros.

8.Bielorrúsia – M1-E30 Brest-Minsk, 23,99 euros.

9.Polónia – A2 Swecko, 18,54 euros.

10.Rússia – M4, 17,92 euros.

Fonte: https://www.northgatevehiclehire.co.uk/blog/most-expensive-toll-roads-in-europe