Embora o carro autónomo já seja antecipado como uma forma eficiente de reduzir o tráfego nas ruas e tornar todas as deslocações mais eficientes, nos transportes marítimos, que representam mais de 90% do total dos trajetos comerciais (são mais de 90.000 viagens por mar todos os anos), a tecnologia acelera de forma muito mais lenta. Mas avanços importantes chegam agora da companhia norueguesa Yara International, a primeira a apresentar um cargueiro elétrico e totalmente autónomo.
O Yara Birkeland mede 80 metros, tem capacidade para transportar até 120 contentores, a uma velocidade máxima de 24 km/h, com um sistema de propulsão compostos por duas hélices de 900 kW e dois motores de 700 kW, alimentados por uma bateria gigante com 7 MWh de capacidade.
De acordo com o fabricante, este cargueiro elétrico vai permitir reduzir o transporte com camiões em 40.000 viagens por ano, importante para diminuir os níveis de emissões de gases de escape, responsáveis pelo aumento do efeito estufa no planeta.
A tecnologia autónoma dispensa a presença de tripulação a bordo, existindo três postos de controlo em terra a partir dos quais se monitorizam todos os movimentos deste gigante marinho.
A empresa da Noruega trabalha agora no desenvolvimento de maquinaria e veículos que permitam tornar também autónomo todo o processo de carga e descarga dos contentores no maior número de portos possível.A ensaio inaugural vai levar o Yara Birkeland entre os portos de Brevik e Herøya, na Noruega.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
