Este é o Lamborghini Diablo VT mais caro vendido em leilão

16/02/2024

O Lamborghini Diablo foi o modelo que teve a difícil tarefa de substituir o icónico Countach em 1990, e fica para a história por ser o primeiro Lamborghini capaz de ultrapassar os 320km/h. Teve o seu desenvolvimento iniciado em pleno processo de aquisição da marca italiana pela Chrysler e, apesar de Marcelo Gandini ter elaborado o desenho original, Tom Gale, da marca italiana, alterá-lo-ia para a produção. Gandini ficou tão desapontado que, posteriormente, lançou o seu desenho original na forma do Cizeta V16T.

Até ao fim da produção em 2001, com 2.884 unidades fabricadas, o modelo teve duas séries. A primeira foi produzida até 1999, com um facelift nesse mesmo ano, no qual o Diablo perdeu os faróis escamoteáveis (substituindo-os pelos mesmos faróis do Nissan 300ZX), e a segunda, entre 2000 e 2001, com o desenho elaborado por Luc Donckerwolk, já com a Lamborghini sob a alçada da Audi.

A nível mecânico, o Diablo esteve sempre equipado com motores V12, com cilindradas compreendidas entre os 5,7L originais e os 6,0L nos últimos modelos. Acoplado ao motor, esteve sempre uma caixa manual de cinco velocidades, que podia enviar a potência para as rodas traseiras, ou então para as quatro rodas nos Diablo VT.

O Diablo VT começou a ser produzido em 1993, introduzindo a tracção integral no modelo, marcando assim o início de produção de automóveis desportivos da Lamborghini com quatro rodas motrizes, utilizando um diferencial central viscoso, sendo este um sistema idêntico ao utilizado no Lamborghini LM002, podendo enviar até 25% da potência para as rodas da frente caso as rodas traseiras perdessem tracção. Como curiosidade, o VT na designação significa precisamente viscous traction (tracção viscosa).

Em Dezembro de 1995 é iniciada a produção do Diablo VT Roadster, um modelo targa no qual a capota produzida em fibra de carbono fica em cima do capot quando não está a ser utilizada. Além desta grande alteração, a carroçaria tem outra diferenças quando comparada com a versão fechada, como os pára-choques da frente, as entradas de ar laterais, o sistema de entrada de ar para o motor e as jantes de 17”.

Neste artigo encontramos um Lamborghini Diablo VT Roadster de 1997 pintado na cor única Blu Le Mans e interior em Creme que teve como seu primeiro proprietário nada mais, nada menos que Donald Trump.

No passado dia 27 de Janeiro foi levado a leilão, através de um evento organizado pela Barrett-Jackson, em Scottsdale, sendo vendido por 1,1 milhões de dólares, cerca de um milhão de euros, atingindo dessa forma um valor recorde para o modelo.

1
2
3
4
5

6