Este é o Victor, um Aston Martin único com motor V12 de 848 cv!

06/09/2020

Imagem retro, chassis ultraleve em fibra de carbono, tração traseira, caixa manual e motor V12 com mais de 800 de potência, o Victor é um Aston Martin muito especial…

A Aston Martin surpreendeu com a revelação de um belíssimo ‘one-off’ que combina o que de melhor e mais sofisticado o construtor britânico tem para oferecer no seu banco de órgãos mecânicos e o ADN desportivo de criações icónicas do passado. Chama-se Victor, em homenagem ao antigo patrão da marca, Victor Gauntlett, foi desenvolvido pelo departamento de veículos especiais, Q, com imagem retro inspirada no Vantage dos anos 70, sobre a base fenomenal do One-77.

O motor é variante única do V12 atmosférico, trabalhado pela Cosworth para atingir expressivos 848 cv e 822 Nm de binário máxima (760 cv no One-77…), e montado em posição central. A plataforma de tração traseira monta chassis monobloco em fibra de carbono, a que se soma uma suspensão de tipo ‘push-rod’ com ajustes em seis posições, amortecedores e molas do Vulcan. Também deste especialíssimo modelo de competição é o volante do Victor, elemento dominador num habitáculo de decoração vincadamente ‘racing’, mas desenhado para combinar elementos de estilo clássico e elementos dos carros atuais da marca. Em posição sobrelevada na consola central, o seletor da caixa de velocidades, que é manual, com seis relações, produzida pelos especialistas da Graziano. Segundo a marca, este é mesmo o mais potente Aston Martin já produzido com caixa manual.

No exterior da carroçaria, destaque para o pacote completo de avantajados apêndices aerodinâmicos, para garantir ‘downforce’ semelhante aos apresentados pelos carros de competição do construtor, a pintura na cor retro ‘Pentland Green’ ou as estilizadas óticas traseiras ‘importadas’ do Valkyrie.

O Aston Martin Victor será entregue a um cliente anónimo, por preço também mantido em segredo, depois da sua primeira aparição pública, na edição deste ano do Concurso de Elegância em Hampton Court Palace, a decorrer este fim de semana.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.