Este Ford Mustang tem quatro motores V8 e mais de 2.000 cv

04/08/2020

Alguns dos carros de competição mais espetaculares do mundo são dragsters que fizeram as delícias dos americanos na década de 60. Construídos para impressionar, mais do que para correr, feitos para acelerar dois a dois, em linha reta, com potências na ordem dos milhares de cavalos-vapor, extraídos de motores enormes. Quantos mais melhor…

Um bom representante desta categoria de máquinas surreais é este Ford Mustang Mach IV, batizado assim não por ser herdeiro do mítico Mach 1, mas por dispor de quatro motores! Criado Gary Weckesser, pela lenda americana das provas de aceleração, sobre a base técnica do Mustang de 1969, demorou um ano a ficar terminado. Os quatros motores V8, com 5,7 litros e 351 cv cada, são totalmente funcionais, conectados ao eixo traseiro e dianteiro mediante uma transmissão e embraiagem única, preparados para funcionar em paralelo, disponibilizando uma potência combinada entre os 2.000 e 3.000 cv. Em plena carga, o Mustang Mach IV um quarto de milha em menos de 8 segundos, distância que cumpria à velocidade de 290 km/h. Há 50 anos…

Retirado da competição desde o início da década de 80, a criação louca de Weckesser ficou esquecida numa garagem, de onde saiu a tempo de ser restaurado para integrar a lista de showcars na edição de 2013 do SEMA. Atualmente, o Mustang Mach IV integra a coleção particular da Galpin Auto, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.