Este Tucker 48 foi utilizado no filme “Tucker – O Homem e o Seu Sonho”

31/03/2024

A Tucker foi fundada por Preston Tucker em 1944, de modo a oferecer à população americana um automóvel diferente no pós-Segunda Guerra Mundial, e capaz de combater com as três grandes marcas, a Ford, a General Motors e a Chrysler. O diferenciador e icónico desenho esteve a cargo de Alex Tremulis.

Os Tucker 48 – também conhecidos por Tucker Torpedo – eram tudo isso, muito diferentes em vários aspectos, principalmente no campo da segurança. Estavam equipados com cintos de segurança, tablier forrado, travões de disco, pára-brisas que saltava em caso de acidente, barras de reforço no tejadilho, célula de segurança do habitáculo, motor montado na traseira, suspensão independente às quatro rodas, e ainda jantes produzidas em magnésio, entre muitos outros.

Infelizmente, a produção em grande série nunca arrancou, sendo produzidos somente 51 exemplares entre 1947 e 1948, sendo destes apenas 36 antes da empresa fechar, pois os restantes foram montados pelos funcionários com as peças remanescentes em stock.

A empresa fechou, não por má gestão, mas sim porque houve uma queixa que indiciou Preston por crimes de fraude fiscal, apenas porque ele idealizou uma maneira diferente de adquirir os seus automóveis, através da qual os compradores poderiam comprar um acessório, sendo-lhes sorteado um exemplar acabado de produzir, ao invés de ficarem em lista de espera. Posteriormente, Preston iria ser dado como inocente, mas os estragos já estavam feitos.

Os motores utilizados nos Tucker, designados por Franklin O-335, eram produzidos por uma empresa designada de Air Cooled Motors, que produzia motores em alumínio para helicópteros. Preston adaptou o motor para o poder utilizar no seu automóvel, convertendo o arrefecimento a ar para refrigeração líquida. Consistia num seis cilindros boxer, de 5,5 litros de cilindrada, debitando 166cv. Acoplado ao motor encontrávamos uma caixa automática de conversor de binário designada Y1, uma evolução da caixa utilizada nos Cord, com pré-selecção das quatro velocidades.

Toda a mecânica foi desenvolvida para poder ser retirada em 15 minutos, para em caso de ocorrência de algum tipo de problema, os componentes e motor poderem ser retirados, sendo montada uma unidade de empréstimo enquanto era efectuada a reparação, de forma a que os proprietários não ficassem sem automóvel para circular.

A 16 de Dezembro de 1988 é lançado, em Portugal, o filme biográfico Tucker – O Homem e o Seu Sonho, produzido por Francis Ford Cappola, com Jeff Bridges na pele de Preston Tucker. Um dos Tucker 48 presentes no filme é o exemplar deste artigo, com o chassis número 1021, ou seja, o 21º produzido.

Este Tucker 48 foi terminado no dia 29 de Agosto de 1948 e pertence ao restrito grupo de apenas quatro exemplares pintados em preto, a cor mais rara dos 51 exemplares produzidos. No passado dia 14 de Janeiro foi levado a leilão, através de um evento levado a cabo pela Mecum em Kissimmee, sendo vendido por 1,87 milhões de dólares, cerca de 1,7 milhões de euros.

16
1
2
3
4
5
6