/Estes são os carros que vão fazer mais de 400.000 km nas suas mãos

Estes são os carros que vão fazer mais de 400.000 km nas suas mãos

Está provado que a longevidade de um automóvel depende muito da utilização e do cuidado com a sua manutenção, mas a estatística favorece mais estes modelos!

Uma manutenção cuidada é fundamental para que o seu automóvel tenha uma vida longa. Tal como acontece com o corpo humano, é importante estar atento aos sinais alerta e recorrer aos serviços dos especialistas sempre que algo parece não estar bem, de forma a prevenir males maiores. Este tipo de utilização é meio caminho andado para garantir que a mecânica dura, mas há uma mão-cheia de outros imponderáveis que determinam a sua longevidade. E essa é mesmo uma das grandes preocupações momento de adquirir automóvel, seja novo ou usado.

Uma boa forma de evitar escolher um modelo mais propenso a dar-lhe dores de cabeça por causa de avarias e outros problemas mecânicos ou de qualidade de construção é recorrer aos índices de fiabilidade. Um dos que tem ganho visibilidade nos últimos anos a nível global é apresentado pela iSeeCars.com, o maior mecanismo de busca de carros usados com mais de quatro milhões de modelos à venda.

Neste estudo, limitaram a pesquisa aos cerca de dois milhões de veículos que se venderam durante o ano naquela plataforma, e apenas os cumpriam dois critérios fundamentais: contarem com uma carreira comercial com pelo menos 10 anos e não terem sido descontinuados antes de 2020.

Com todos os dados compilados, os analistas procederam então a classificação dos veículos em função da sua quilometragem e desenvolveram um método estatístico para estabelecer o ranking dos que são potenciais recordistas de distância.

Toyota dura, dura… e dura

Vários modelos da lista não foram lançados na Europa, o que não impede que os possa avistar no mercado de usados, mas encontramos neste estudo um resultado que é válido a nível global: a Toyota representa metade do ‘top20’ e domina fortemente a lista dos 10 modelos que mais quilómetros acumulam.

Prius, um híbrido com pilhas que não acabam

No topo do ranking aparece o Toyota Sequoia, com 1% das unidades (não é um número pequeno tendo em conta a amostra!) a registarem pelo menos 296.509 milhas percorridas, qualquer coisa como 477.185 quilómetros…!

Seguem-se o imparável Toyota Land Cruiser (450.996 km) e o Chevrolet Suburban (427.654 km), nos dois lugares que restam no pódio.

E a completar o ‘top10’ estão: Toyota Tundra (412.027 km), GMC Yukon XL (406.134 km), Toyota Prius (403.303 km), Honda Ridgeline (400.194 km), Chevrolet Tahoe (402.879 km), Toyota Avalon (395.432 km) e Toyota Highlander (394.279 km).