Embora atualmente os automóveis atuais disponham de inúmeras unidades de controlo eletrónico para controlar diferentes funções, no futuro apenas alguns computadores centrais do veículo vão unir múltiplas funções do sistema de domínios habitualmente separados entre si. Para isso, são necessários novos computadores com um processador poderoso, conhecido como system on chip (SoC). A Bosch mostra na feira CES 2024, em Las Vegas, esse desenvolvimento, reivindicando ser o primeiro fornecedor automóvel do mundo a demonstrar a fusão de funções de infotainment e assistência ao condutor num computador central com uso intensivo de software num único SoC.
“Queremos reduzir a complexidade dos sistemas eletrónicos nos veículos e, ao mesmo tempo, torná-los tão seguros quanto possível. Com esta demonstração da nossa nova plataforma de informática veicular na CES, estamos a dar um passo importante exatamente nessa direção. O nosso objetivo a médio prazo é trazer ainda mais funções de condução automatizada para a estrada, inclusive para os segmentos de automóveis compactos e médios”, afirma Markus Heyn, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH e presidente da Bosch Mobility.
No centro do novo computador de veículo da Bosch – denominado plataforma de integração cockpit e ADAS – está um único SoC, que processa simultaneamente uma variedade de funções dos dois domínios de infotainment e assistência ao condutor. Isto inclui, por exemplo, estacionamento automatizado e deteção de faixa, combinados com navegação inteligente e personalizada e também assistência por voz.
A Bosch destaca como vantagens para os fabricantes de veículos o menor espaço e cablagem necessários, o que significa custos mais baixos. “Os computadores centrais dos veículos são o coração dos automóveis definidos por software. No futuro, vão controlar todos os domínios dos veículos modernos e reduzir o atual número elevado de unidades de controlo individuais”, afirma Markus Heyn.E independente de hardware, os computadores centrais de veículos da Bosch poderão utilizar chips de diferentes fabricantes.
Quase todos os fabricantes de veículos do mundo estão atualmente a investir de forma massiva em veículos definidos por software. A Bosch prevê que o mercado de software automóvel atinja um volume de cerca de 200 mil milhões de euros até 2030. No domínio dos computadores de veículos para infotainment e sistemas de assistência ao condutor, a empresa espera um volume de mercado de 32 mil milhões de euros em 2030.