M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A expansão da rede de ciclovias em vários países deu aos ciclistas um local onde podem circular a seu bel-prazer, sem serem incomodados por veículos a motor, seja na cidade ou na estrada. E embora sejam dedicadas especificamente para ciclistas, as ciclovias ajudam a tornar o trânsito mais seguro para todos, incluindo automobilistas e peões.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

De acordo com o estudo conduzido nos Estados Unidos pela Universidade do Colorado e Universidade do Novo México, a promoção do uso de bicicletas em vez de automóveis não torna o trânsito mais seguro. É necessária a existência de infraestrutura específica para que os ciclistas beneficiem dessa segurança, e a introdução das ciclovias faz ela própria o trabalho de promoção do uso de bicicleta, já que os utilizadores sabem que poderão circular nelas sem qualquer interferência dos automóveis.

Os investigadores das duas universidades analisaram 13 anos de dados de 77 mil acidentes e 17 mil mortes na estrada, no tráfego de 12 grandes cidades onde o público aderiu em massa ao uso de bicicletas. Durante esse período o tráfego ciclista aumentou 51 por cento nos Estados Unidos, enquanto o número de ciclovias duplicou todos os anos.

O número de mortes na estrada desceu consideravelmente em quase todas as cidades analisadas, com Portland a descer 75 por cento, Seattle 60,6%, San Francisco 49,3 e Denver 40,3, sendo esta umas das cidades que quer eliminar completamente as mortes na estrada com o projeto Vision Zero. No estudo, foi concluído que embates ocasionais sobem quanto mais segura é uma cidade, e que é preferível evitar mortes a evitar acidentes.