Europa recebe Mercedes-AMG GLE “Edition 55”

25/06/2022

Com a apresentação do Mercedes-AMG GLE “Edition 55” para o mercado norte-americano, muitos foram os que se ficaram a questionar sobre a possibilidade deste modelo chegar à Europa.

Tendo isto em mente, a marca alemã anunciou que o “Edition 55” chegará mesmo à Europa e deverá estar disponível com seis versões.

Esta edição especial tem por base os modelos GLE 53, GLE 64 e o topo de gama GLE 63 S, e todos recebem novas opções de acabamentos especiais e mais equipamentos de série, assim como os modelos para o mercado norte-americano que, no entanto, não terá o GLE 63 disponível.

No exterior, os “Edition 55” primam por apresentar uma pintura especifica, em preto “Obsidian” metalizado, ou numa tonalidade branco diamante “Manufaktur”, apresentando também adesivos característicos desta edição. Em adição, o pack AMG Night Package vem incluído de série e engloba variados detalhes em preto de alto brilho, em combinação com os vidros escurecidos, a tampa do depósito em cinza cromado e as ponteiras de escape arredondadas em preto cromado. Ainda para mais, os “Edition 55” vêm com jantes AMG de 22 polegadas com design de raios cruzados, com um acabamento em cinza fosco.

Já no interior, as soleiras das portas iluminadas dão as boas-vindas. A partir daqui, o luxo e espírito desportivo entrelaçam-se. Tapetes de veludo com a inscrição “Edition 55” em vermelho, assentos AMG em couro Nappa que combinam tons de vermelho e preto, e vários pormenores em fibra de carbono com acabamento fosco no painel de instrumentos tornam os “Edition 55” num sítio onde se quer estar. Para além disso, o volante AMG Performance oferece uma sensação ainda mais desportiva.

Em termos mecânicos não há grandes alterações. Isso significa que o GLE 53 vem equipado com o seis cilindros turbo de 3,0 litros que produz 429cv, enquanto que o GLE 63 recebe o V8 biturbo de 4,0 litros que dispara 563cv. Já o GLE 63 S é a cereja no topo do bolo ao retirar 603cv do mesmo V8 do GLE 63. Todos os modelos ganham ainda 21cv extra graças ao sistema mild-hybrid e tiram partido da caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT 9G e do sistema de tração integral 4MATIC+.

Por: Nuno Freitas Faria