Ex-VW lança elétrico premium que cuida da saúde

06/11/2022

Um automóvel desportivo 100% elétrico e que não deixa a sua saúde descarrilar. O BeyonCa GT Opus 1 quer ser alternativa às propostas alemãs no segmento premium.

BeyonCa (diminutivo de Beyond The Car), é o nome de uma nova start-up com sede na China, centro de design na Alemanha e estúdios de IA e machine learning Singapura, liderada por Soh Weiming, antigo patrão da VW China e CEO atual da Renault naquele país. Aponta ao mercado dos automóveis elétricos premium, com modelos como o GT Opus 1, rival do Porsche Taycan.

O protótipo, com design assinado por Dirk van Braeckel, que dirigiu os gabinetes de estilo de Skoda e Bentley, destaca-se pelas linhas fluidas da carroçaria com 5,2 metros de comprimento, mas, além da imagem impactante, sobressai pelos conteúdos invulgares, como são os grupos de sensores incorporados no painel de bordo para monitorizar os sinais vitais dos ocupantes e desencadear um pedido de ajuda médica em casos de emergência.

Nestas situações, o carro está desenvolvido para abrandar a marcha autonomamente e parar na berma em condições de segurança. Em seguida, o sistema de comunicação do veículo entrará automaticamente em contacto com um médico que poderá observar o condutor e aconselhá-lo sobre as próximas etapas a serem seguidas por meio do sistema de infoentretenimento.

De acordo com Soh, este será apenas um dos muitos recursos “inteligentes” que a empresa considera extremamente importantes no seu modelo.

“A parte ‘inteligente’ é incrivelmente importante na definição do segmento EV premium. A nossa filosofia é que as tecnologias estão aqui para servir um propósito, mas não devem ser o propósito em si”, explicou. “Em vez disso, consolidaremos e integraremos tecnologias avançadas e mudaremos de uma metodologia orientada por funções para uma metodologia orientada de acordo com cenários. A BeyonCa oferecerá aos clientes produtos significativos com experiência premium integrada, onde os utilizadores desfrutarão do valor real dos serviços no carro, em torno do carro e além do carro.”

A versão de produção do GT Opus 1 estará disponível com bateria de 130 kWh de capacidade e arquitetura de 800v para carregamentos rápidos.

A produção deve arrancar em 2023, com as primeiras entregas esperadas para o ano seguinte, por preços a partir dos 140.000 euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.