Henrik Fisker promete preços competitivos para novo SUV ‘premium’, que só estará disponível para aluguer.

No estágio atual do processo de ‘eletrificação’ do automóvel não são apenas as marcas tradicionais que apostam no desenvolvimento de propostas ‘premium’ para combater o sucesso emocional da Tesla. O mercado parece finalmente recetivo à tecnologia, e são muitos os novos ‘players’ que se candidatam ao estatuto de alternativas.

A norte-americana Fisker não é estranha nestas ‘andanças’; há anos que o emblema fundado por Henrik Fisker, designer que esteve no desenvolvimento do BMW i8, anuncia a chegada do espetacular EMotion, uma berlina desportiva e 100% elétrica, para competir diretamente com o Tesla Model S, adiada (novamente…) para meados do próximo ano. E não ficará por aqui.

Para o segundo semestre de 2021, a jovem companhia com sede na Califórnia promete um SUV de luxo, com posicionamento de mercado altamente atrativo, para rivalizar com o vindouro Model Y no catálogo da marca criada por Elon Musk.

Nas suas redes sociais, Henrik Fisker revelou que o futuro SUV deverá ter preço de comercialização que arranca nos 40.000 dólares (cerca de 36.000 euros), confirmando que a marca não apostará num modelo de negócio tradicional, estando «disponível apenas num programa de aluguer flexível, sem contratos de longa duração».

Significa que o SUV de emissões zero da Fisker se estreará no mercado com uma modalidade de subscrição em tudo semelhante a programas como «Care by Volvo», que oferece a possibilidade de trocar de veículo a cada 24 meses, ou o mais exclusivo «Porsche Passport», que permite conduzir um desportivo da marca a cada dia, mediante o pagamento de uma mensalidade de cerca de dois mil euros. Mas, na Fisker, a preços mais competitivos: 685 euros mensais, ao longo de um ano ou 10.000 km.

Nome… só para a semana!

Se a apresentação do protótipo que dará origem à versão de produção está calendarizada para janeiro do próximo ano, o nome do SUV da Fisker será revelado já na próxima semana. A garantia surgia na conta pessoal de Twitter do fundador da marca, que continua sem avançar pormenores sobre a produção do veículo.

Confirmada parece estar a informação de que contará com bateria com 80kWh de capacidade, a permitir autonomia para cerca de 480km, podendo estar equipado com sistema de quatro rodas motrizes, dispondo de um motor elétrico em cada eixo.

Na lista de equipamentos, estilizadas jantes em liga leve com 22 polegadas e teto de abrir panorâmico. O interior utilizará materiais recicláveis e um enorme head-up display, para projetar à frente do condutor todas as informações do veículo.