A aceitar pedidos de reserva para o novo Explorer EV, a Ford terá decidido adiar o lançamento do SUV exclusivamente elétrico para o mercado europeu. De acordo com notícia avançada inicialmente por jornais alemães, a produção do modelo não arrancou no início de agosto, na fábrica do Centro de Veículos Elétricos de Colónia, como estava previsto.
Enquanto as mesmas fontes revelam que a marca da oval azul terá comunicado aos trabalhadores daquela unidade o adiamento do arranque da produção, com base nos novos regulamentos globais de segurança, cuja entrada em vigor está prevista para breve, e que devem ser já aplicados em todos os novos veículos da Ford.
Assim, ao que tudo indica, o Ford Explorer EV só estará disponível no mercado no verão de 2024, seis meses mais tarde do que o previsto.
SUV elétrico abaixo de 45.000 €
A Ford revelou já vários detalhes do novo Explorer totalmente elétrico, modelo que tem por base a plataforma MEB ao abrigo de um acordo efetuado com o Grupo Volkswagen, mas com um estilo completamente diferenciado, tanto por fora, como por dentro.Este crossover de segmento médio conta com um total de cinco lugares, em duas filas de bancos, apelando a uma maior experiência digital e foco na conectividade, sem esquecer a versatilidade, graças aos seus cerca de 470 litros de arrumação.
Do equipamento fazem parte o ecrã tátil móvel de 15″ SYNC Move 2 e um sistema de infoentretenimento totalmente conectado com sistema áudio adaptado às características interiores, integração sem fios para aplicações e tecnologia avançada de apoio à condução.
Esse ecrã pode deslizar suavemente para cima e para baixo, adequando-se às necessidades do condutor, também ocultando um espaço de armazenamento privado, para guardar objetos de valor. Um compartimento para dois smartphones grandes está equipado com um carregador de dispositivos sem fios de série. O sistema SYNC Move permite compatibilidade sem fios com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay.
Uma consola de 17 litros, colocada entre os bancos da frente do condutor e passageiro, pode comportar um computador portátil de 15 polegadas, combinando-se com um espaço de arrumação privado e com outro disponível na bagageira, de acesso mãos-livres.
Disponível em versões de tração às rodas traseiras e tração integral e em duas versões com elevada especificação – Explorer e Explorer Premium – o novo Explorer 100 por cento elétrico pode ser encomendado a partir do final do presente ano, com preços antecipados abaixo dos 45.000€.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.