Ken Block terminou a relação profissional de 11 anos com a Ford e os sinais do divórcio sucedem-se. Depois do ponto final das parcerias na competição, no Mundial de Ralis, no campeonato de Rallicross e no World RX, e em inúmeros projetos paralelos, o ‘rei do drift’ está agora a desfazer-se de alguns dos modelos que foram protagonistas em vários episódios da Gymkhana, verdadeira série de culto para fãs de automóveis e condução desportiva.
De uma assentada Ken Block colocou três Ford especiais à venda, dois exemplares do Fiesta ST e o mítico RS200 de 1986, todos eles elevados ao estatuto de estrelas do Youtube, já que ao volante deste trio o piloto terá conseguido mais de 200 milhões de visualizações na Internet.
O mais carismático será, talvez, o Ford RS200, um de apenas 200 especiais de homologação Grupo B fabricados, e que o próprio Ken Block batizou de “Dream Car” (carro de sonho). Originalmente equipado com motor de 1,8 litros com 450 cv às 7500 rpm, esta máquina infernal é ainda mais rara, já que é um de apenas 24 carros que foram convertidos para uma versão com um motor 2.4 litros a debitar mais de 700 cv de potência.
O Ford Fiesta ST “GYM3” será um modelo igualmente especial para Ken Block. Foi a primeira criação conjunta na estreia da ligação à marca da oval azul. Com o chassis feito à medida, este ST equipado com um motor Olsbergs com quase 600 CV foi obrigado a receber uma carroçaria mais larga.Tratamento semelhante teve o Fiesta ST “RX43”, o grande protagonista dos Gymkhana SIX, EIGHT e Terrakhana, o mesmo que foi usado para um ‘picanço’ contra o Fórmula 1 de Lewis Hamilton, e que fez ainda uma perninha na competição, conduzindo Block à sua primeira vitória no Global Rallycross.
Três jóias raras que serão propostas a leilão pela LBI Limited, por valores também eles exclusivos. Até agora, só é conhecido o valor base de licitação do RS200, que arranca nos 550 mil dólares, qualquer coisa como 486 mil euros.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.