Na Ford, a necessidade de encontrar soluções para a otimização da dinâmica da edição limitada e de alto desempenho do Mustang Mach 1, colocou os designers da marca da oval azul a olhar para os pássaros. Mais precisamente, para os seus ninhos. Foi naquela intrincada construção de ramos de folhas de árvores emaranhadas, que serve para abrigar e proteger os ovos e crias das aves, que se encontrou inspiração para desenhar as jantes mais especiais no portefólio de acessórios do desportivo americano.
Com motor V8 5.0 litros de 460 cv, especialmente calibrado e com arrefecimento aperfeiçoado para uma melhor capacidade de pista, o Mach 1 tem lista opcionais recheadas de extras orientados para as performances, como o Handling Package que, por cerca de 3000 euros, acrescenta pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 tires, afinação especifica do chassis, novo “splitter” na dianteira, o spoiler traseiro do GT500 e as novas jantes de desenho exclusivo, mais leves e mais largas do que figuram de série.
Criadas por Mark Kaski, o designer que desenhou a esmagadora maioria das jantes usadas no Mustang nos últimos dez anos, estas jantes de múltiplos raios em Y, que copiam o mesmo tipo de construção dos ninhos das aves, com raios maiores atrás e outros mais curtos à face, em várias camadas para acentuar o aspeto tridimensional, são exclusivas do Mach 1 “Este design é diferente de tudo o que já fizemos, mas eu acredito que é perfeito para o novo Mach 1”, explicou Kaski.
De acordo com aquele responsável, o equipamento é ainda fabricado com recurso a liga de alumínio, para redução de cerca de 1 kg face ao peso das jantes de série.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.