Galp e a Northvolt vão construir fábrica de lítio em Portugal

15/04/2022

Galp e Northvolt vão construir em conjunto uma fábrica em Portugal de conversão de lítio para produção de baterias.

A Galp e a Northvolt estabeleceram uma joint-venture, a Aurora, para a construção de uma fábrica em Setúbal de conversão de lítio.

O material que daqui sair será utilizado na construção de baterias de lítio na Europa.

A fábrica deverá ter uma capacidade de produção anual inicial entre 28.000 e 35.000 toneladas de hidróxido de lítio, um material essencial para a indústria de fabrico de baterias.

O lítio será transformado com recurso a energia verde para reduzir a dependência do gás natural.

A JOINT VENTURE PLANEIA O INÍCIO DAS OPERAÇÕES ATÉ AO FINAL DE 2025 E O INÍCIO DAS OPERAÇÕES COMERCIAIS EM 2026.

Analisadas as várias hipóteses, o Parque Industrial Sapec Bay, em Setúbal, foi o local escolhido por dispor de acesso a infraestruturas, caminhos-de-ferro e instalações portuárias.

Foto: Sapec

Esta unidade poderá produzir hidróxido de lítio suficiente para uma produção anual de baterias equivalente a 50 GWh (suficiente para 700.000 veículos elétricos).

Os parceiros da joint venture afirmam que “estão irredutíveis quanto à aplicação dos mais elevados padrões de sustentabilidade, nomeadamente na extração e concentração de espodumena, no processamento de hidróxido de lítio, bem como em todos os processos relacionados”.

A Northvolt é uma empresa sueca, fundada em 2015, com sede em Estocolmo, sendo o seu core business a produção de baterias para automóveis elétricos e de equipamento para armazenamento de energia elétrica.

A fábrica que a Northvolt possui, perto da localidade sueca de Skelleftea e batizada de Northvolt Ett, começou a produzir baterias iniciada em 2020, prevendo-se que alcance a sua plena capacidade em 2023.