Publicidade Continue a leitura a seguir

Gastou mais de 50 mil euros num automóvel? Então está na lista da ASAE…

Publicidade Continue a leitura a seguir

Concessionários de automóveis obrigados a comunicar vendas superiores a 50 mil euros.

Cumprindo diretivas europeias de combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, os concessionários em Portugal estão agora obrigados a identificar compradores de automóveis avaliados em mais de 50 mil euros junto Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Segundo avança o Correio da Manhã, terá sido já comunicada à ASAE a identidade de mais de mil novos proprietários de viaturas consideradas de luxo, por terem preço acima daquele valor de referência.

No nosso país, o setor automóvel usufrui de regime de exceção, uma vez que as novas regras, comunicadas em setembro de 2018, obrigam os comerciantes a comunicar às autoridades qualquer transação acima de 15 mil euros. Os clientes que efetuem compra acima daquele valor deverão ser chamados a preencher um formulário, independentemente do meio de pagamento, ficando o comerciante obrigado a manter o documento durante sete anos.

Para a compra de automóvel, depois de intervenção por parte da Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP), subiu para 50 mil euros.