Geometry C: chineses apontam baterias ao Nissan Leaf

08/06/2020

Depois da Tesla, a chinesa Geometry aponta agora baterias à Nissan, com o lançamento de um novo elétrico para competir com o Nissan Leaf.

 

No ano passado, a Geely anunciou a criação de uma nova marca, exclusivamente com modelos elétricos, denominada Geometry. A detentora da Volvo, da Lotus, da Proton, da Lynk & Co e também de 50% da smart, está entre os grandes players da indústria automóvel a oriente, decidida a combater o sucesso da Tesla (com o Geometry A, berlina elétrica rival do Model3) e de todos os outros no segmento.

Veja-se o mais recente modelo da marca, o Geometry C, disponível a partir de julho, como a resposta à letra do gigante chinês ao popular Nissan Leaf.

Um motor, duas versões

Como o outro modelo já existente no portefólio do construtor, este compacto não é automóvel totalmente novo, mas versão adaptada do Geely Emgrand GS com motor a gasolina. Muda a mecânica, a tecnologia e também o design, com o C a apresentar-se com elementos de estilo que fazem lembrar o elétrico de maior sucesso da Nissan. Aliás, também nas dimensões o carro da Geometry aproxima-se muito do Leaf, medindo 4.32m de comprimento, 1.83m de largura e 1.56 metros de altura. A distância entre eixos é de 2.70m.

Tecnicamente, a marca aposta num motor elétrico capaz de debitar 200 cv de potência e 310Nm de binário, estando a velocidade limitada a apenas 150km/h, para preservação da carga nas baterias.

O Geometry C surge em duas versões que se diferenciam pela autonomia. A Standard tem uma capacidade de 51.9 kWh, enquanto a Long recorre a uma bateria de 61.9 kWh, em ambos os casos de iões de lítio. Na versão Standard consegue percorrer 400 quilómetros e na de longo alcance 550, embora estes valores digam ainda respeito ao antigo ciclo de medições NEDC. O carregamento de 30% a 80% demora cerca de meia hora, mas não indicou qual a velocidade a que esse se realiza. Já o consumo médio é de 13.5 kWh/100 km.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.