Governo Italiano critica Stellantis pela produção do Alfa Milano na Polónia

15/04/2024

Pouco depois da apresentação do Alfa Romeo Milano, a Stellantis e o Governo italiano entraram em conflito por causa da designação do modelo. O Ministro da Indústria italiano afirma que é ilegal porque é fabricado na Polónia.

A grande notícia desta semana, e uma das mais importantes deste ano, foi a apresentação oficial do Alfa Romeo Milano, o primeiro SUV urbano da marca italiana e o seu primeiro modelo elétrico, que vai ser produzido na fábrica da Stellantis em Tychy, na Polónia.

O ministro da indústria italiano, Adolfo Urso, afirma que a construção de um carro com o nome Milano fora de Itália viola as leis do país que se referem a produtos com nomes que “soam a italiano” mas não o são. “Um carro chamado Milano não pode ser produzido na Polónia. Esta lei estipula que não podem ser dadas indicações enganosas aos consumidores. Por isso, um carro chamado Milano tem de ser construído em Itália. Caso contrário, está a dar uma indicação enganosa que não é permitida pela lei italiana”, disse Orso.

O Alfa Romeo Milano é o primeiro modelo da marca Biscione a ser fabricado fora de Itália, o que lhe permitiu reduzir o seu preço em 10.000 euros, tanto na versão térmica como na versão elétrica, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, à Automotive News aquando da sua apresentação. O preço começará a partir de 30.000 euros. “Se tivesse sido feito em Itália, o Milano começaria a partir de 40.000 euros em vez de 30.000 euros, o que teria limitado o seu potencial de mercado”, acrescentou Tavares.