Foi um final de qualificação repleto de emoções fortes para os ‘tifosi’, os entusiásticos adeptos da Ferrari que, habitualmente, rumam a Monza, palco do GP de Itália, para apoiar a sua equipa. No entanto, Carlos Sainz (Ferrari) deixou os adeptos em êxtase com uma volta exemplar que bateu o tempo de Max Verstappen (Red Bull) mesmo ao cair do pano.

Desta vez, Max Verstappen (Red Bull) não teve caminho aberto para a pole position, com a Ferrari a revelar-se uma rival bastante forte naquele que é conhecido como ‘Templo da Velocidade’, o circuito de Monza, com as suas longas retas. Carlos Sainz esperou pelos últimos instantes para mostrar toda a velocidade dos SF-23 com uma decoração especial nesta corrida, fazendo um tempo de 1.20,294s, batendo o tempo estabelecido pouco antes por Verstappen, que havia, por seu turno, levado a melhor sobre Charles Leclerc (Ferrari).

No entanto, os três primeiros da grelha ficaram bastante próximos, revelando a proximidade de ritmo entre Sainz, Verstappen e Leclerc: os dois primeiros ficaram separados por meros 0,013s, ao passo que Leclerc ficou a 0,067s do seu colega de equipa.

George Russell (Mercedes-AMG) ficou com a quarta posição, a 0,377s, ao passo que Sergio Pérez (Red Bull) voltou a não ter o mesmo ritmo do seu colega de equipa, ficando com o quinto posto, à frente de Alex Albon (Williams), autor de mais uma excelente prestação em qualificação, como já tem vindo a ser hábito esta temporada.

Seguiu-se Oscar Piastri (McLaren), com Lewis Hamilton (Mercedes-AMG) a obter apenas o oitavo posto, à frente de Lando Norris (McLaren) e de Fernando Alonso (Aston Martin).

https://twitter.com/F1/status/1698014924390248644