Hispano Suiza Carmen Boulogne: joia espanhola de 1,65 milhões

04/12/2020

A pandemia do novo coronavírus deixou uma marca profunda na indústria automóvel, mas não travou a espanhola Hispano Suiza na sua ambição de regressar ao circunscrito universo dos superdesportivos. A empresa com sede em Barcelona, integrando o Grupo Peralada, manteve-se a carburar a velocidade cruzeiro e acaba de revelar o segundo modelo do seu catálogo, o exclusivíssimo Carmen Boulogne. O nome Boulogne remonta a 1921, quando a Hispano Suiza desenvolveu uma versão de competição do seu coupé de altas prestações H6, para correr na George Boillot Cup, na cidade francesa de Boulogne, e batiza esta primeira derivação do superdesportivo apresentado no ano passado, com quatro motores elétricos que debitam um total de 1114 cv e 1600 Nm, mais 95 cv do que o Carmen.

Para esta versão mais desportiva do supercarro, o fabricante catalão anuncia 2,6 segundos para cumprir a aceleração de 0 a 100 km/h retirando (0,4 s ao melhor registo da marca até agora), enquanto a velocidade máxima limitada a 290 km/h, para preservação da bateria.

A par da imagem vincadamente retro, uma das características mais especiais do Hispano Suiza Carmen Boulogne é o seu peso bastante baixo para um veículo elétrico, apresentando na balança contidos 1630 kg, menos 60 kg do que o modelo que lhe serve de base. Na dieta, recurso a uma suspensão, subchassis e carroçaria em fibra de carbono e vários componentes noutros materiais compósitos.

A bateria de iões de lítio dispõe de uma capacidade de 80 kWh, garantindo uma autonomia estimada de 400 km.

O Carmen Bolougne distingue-se do modelo original pela grelha de cor de cobre, podendo depois beneficiar de um completo esquema de personalização, através do programa “Unique Tailormade” do renascido emblema catalão.

O Hispano Suiza Carmen Boulogne será produzido em edição limitada a apenas cinco unidades, a somar às 14 previstas do Carmen ‘standart’, com os primeiros exemplares a chegarem aos clientes em 2022, a um preço que ultrapassa os 1,65 milhões de euros, antes de impostos.