Hoje é dia de limpar o volante do carro. E não vai querer saber o motivo…

02/12/2023

Provavelmente, não vai gostar nada de saber isto, mas o volante do seu carro pode estar mais sujo do que o tampo de uma sanita.

Não colocamos em causa os seus hábitos de limpeza, mas a estatística funciona a nosso favor quando dizemos que é provável que esteja a descurar um dos instrumentos do carro mais sujos e repletos de bactérias com que as pessoas lidam diariamente: o volante. De acordo com um estudo da CarRentals.com, 12% dos condutores nunca limpam o interior dos seus carros e 32% apenas o limpam uma vez por ano. Mas a esmagadora maioria dos proprietários de automóveis mais cuidadosos esquecem com frequência a limpeza do volante. Uma falha… tendo em conta que os especialistas revelam que, este instrumento onde as suas mãos podem repousar durante várias horas num dia, é seis vezes mais sujo do que o ecrã de um smartphone, e quatro vezes mais sujos do que os tampos de sanitas públicas!

Outro estudo da área de microbiologia da Universidade de Aston, em Inglaterra, analisou duas sanitas de casas de banho públicas e os interiores de cinco automóveis diferentes (um deles com apenas dois anos), sendo que em todos os veículos foram encontradas bactérias, em níveis mais altos na bagageira dos automóveis, onde guardamos as compras de mercearia, por exemplo. E, sublinha o estudo, não se trata de bactérias bondosas; são mesmo das que não se aconselha, como as bactérias de origem fecal.

No compartimento da mala, por exemplo, o departamento de microbiologia encontrou 1.425 bactérias, mais de o dobro do que no banco do condutor (649 bactérias) e do que no seletor da caixa de velocidades (407 bactérias) – e significativamente mais do que as identificadas em qualquer das sanitas.