M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Imagine que tinha estado envolvido em 22 acidentes nos últimos cinco anos. O máximo que lhe podia acontecer é que, culpado ou não, ia ter um prémio de seguro muito mais caro do que o habitual, mas nunca ninguém o ia prender por causa disso. No entanto, é exatamente isso que aconteceu a Navid Monjazeb, um americano que foi condenado por fraude de seguros, ao causar precisamente estes 22 acidentes em cinco anos.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Monjazeb foi considerado culpado por um tribunal em Salt Lake City, no estado do Utah, no centro-oeste dos Estados Unidos. O condutor conseguiu ser compensado em 56 mil dólares (46.600 euros), e tinha como modus operandi acelerar na sua faixa da auto-estrada para forçar outros carros a chocar no seu. Depois, pressionava os outros condutores a considerarem-se culpados, e até viajava com uma carta verde preenchida de antemão.

No entanto, vários detalhes acumulados ao longo dos anos levaram a uma investigação de Monjazeb, onde foi descoberto que declarava danos ao carro superiores ao registado no acidente, ou usava as mesmas fotografias para apresentar na seguradora como acidentes diferentes. O condutor americano também usou três automóveis diferentes nestes cinco anos. Como consequência, foi condenado a 360 dias de prisão, com 240 destes suspensos.