Honda e já tem versão em carbono para competir em drag races

17/01/2021

Lobo em pele de cordeiro. O ‘queridinho’ Honda e, automóvel elétrico para utilização vincadamente urbana, de imagem deliciosamente retro, tem um alter ego racing, criado para as provas de aceleração em linha reta, aquilo que tipicamente se denomina ‘drag race’, ou corrida de aceleração.

Apresentado no Salão Automóvel de Tóquio, o Honda e-Drag distingue-se da versão convencional pela carroçaria ultraleve, com painéis de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), apresentando afinação específica para o melhor aproveitamento da capacidade de aceleração do elétrico. Desafio de extremos, tendo em conta que a eficiência do consumo é objetivo n.º1 do modelo na sua configuração original, e que obrigou os engenheiros da marca a repensar o citadino de dentro para fora.

O habitáculo foi totalmente ‘despido’, contando apenas com dois assentos do tipo bacquet, cintos de segurança de competição e ‘gaiola’ de proteção.

Tecnicamente, não são conhecidas modificações à mecânica elétrica de fábrica, capaz de deitar até 154 cv de potência e 315 Nm, números que autorizam aceleração de 0 a 100 km/h em 8 segundos, registo que a versão especial para drag races deve melhorar.

Confirmadas estão as mexidas no esquema de suspensão, totalmente novo, e a adoção das jantes de 17 polegadas do Honda NSX…

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.