A Hyundai acaba de revelar o design para a nova geração do seu B-SUV, o Kauai. O modelo vai estar disponível em quatro versões, elétrico (EV), híbrido (HEV), combustão (ICE) e ainda na versão desportiva “N Line”, com uma arquitetura universal para todos (a plataforma K3), porém, com um design que será específico para cada um.
Espera-se que chege aos mercados no início do próximo verão.
Ao contrário do que acontece geralmente em automóveis que são disponibilizados com diversas motorizações, no novo Kauai as equipas de design e desenvolvimento começaram por desenvolver a versão EV, adaptando-o depois para as versões ICE, HEV e N Line.
A nova dianteira do Kauai é mais aerodinâmica e futurista, exibindo faróis infinitos, que na versão EV são pixelizados, sendo este o primeiro modelo da Hyundai a utilizar esta tecnologia pixelizada, contribuindo, assim, para uma aparência mais diferenciada na versão EV.
A solução de iluminação diurna através de uma barra LED, que se estende a toda a largura do SUV, foi designada de “Seamless Horizon Lamp”.

O modelo ganhou 25 mm de largura e 60 mm de comprimento na distância entre eixos, quando comparado com a versão atual.
Não há ainda referência à autonomia ou características do modelo, mas o SUV deve apresentar entre 450 e 480 km, pois, apesar da melhoria da eficiência da gestão da bateria, as suas maiores dimensões deverão fazer com que o alcance ronde o atual (de 484 km, em ciclo combinado).
A nossa expectativa é que o novo Kauai receba uma bateria de 64.8 kWh.
Falando das variações de design entre as diversas motorizações, a Hyundai aponta que o EV tem detalhes gráficos pixelizados na grelha frontal e no para-choques traseiro, bem como na jante em liga leve de 19 polegadas, “e uma linha envolvente com espelhos e tejadilho preto”.
O habitáculo foi buscar inspiração no minimalismo do Ioniq 5, no qual o ecrã do painel de instrumentos, que está em frente ao condutor, de 12,3” se une com outro de 12,3” do infotainment.
O construtor sul-coreano afirma ainda que a bagageira passa agora a dispor de um espaço maior, ainda que, por enquanto, não indica valores, referindo que dará mais detalhes nos próximos meses acerca do seu SUV.
O Kauai EV terá como concorrentes modelos como o Peugeot e-2008 ou o Opel Mokka Electric.