Com 299 CV elétricos e quatro rodas motrizes, o ID.4 estreia a sigla GTX para desportivos sustentáveis no catálogo da Volkswagen, na senda dos anteriores GTI, GTD e GTE. A comercialização já arrancou em Portugal, com um preço a partir de 51.513 euros.

Anunciando 0 a 100 km/h em 6,2 segundos, o ID mais ‘racing’ do momento é um décimo de segundo mais rápido do que o Volkswagen Golf GTI, contando com dois motores elétricos, um instalado na traseira com uma potência de 150 kW (204 cv) e um binário de 310 Nm, outro à frente é de 80 kW (109 cv) e 162 Nm. Em conjunto, debitam 299 cv.

A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 180 km/h e a bateria de 77 kWh, a opção de maior capacidade na gama, garante uma autonomia máxima de até 480 km, com um consumo médio que pode variar entre 18,1 e 19.8 kWh/100 km, dependendo do equipamento O GTX admite carregamentos rápidos até 125 kW, o que lhe permitirá repor cerca de 300 quilómetros em apenas meia hora num posto com aquela potência disponível.

O modelo pode ser configurado com os pacotes Design, Comfort, Infotainment, Assistance e Sport; também estão disponíveis na variante “Plus”. Os pacotes Design e Comfort incluem, entre outros elementos, o spoiler e o tejadilho panorâmico, vidros escurecidos para manter a privacidade na parte traseira, bancos dianteiros aquecidos, sistema de ar condicionado Climatronic com regulação de duas ou três zonas, assim como uma consola central particularmente versátil. No compartimento de bagagem, há uma superfície de carga dupla, uma rede de separação e uma rede para bagagem

Já o pacote Sport inclui uma suspensão desportiva que reduz a altura da carroçaria em 15 mm, e direção progressiva; pacote Sport “Plus” acrescenta a suspensão adaptativa (DCC), a qual controla as características dos amortecedores de cada roda individualmente, entre um modo suave ou duro, com uma frequência de 5 milissegundos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.