Segundo um comunicado da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), trata-se de um concurso público para a realização de uma obra com um prazo de execução de 420 dias que compreende a “eletrificação dos ramais e canais de acesso aos terminais, facilitando a etapa final do transporte (‘last mile’) de carga entre o centro de distribuição e o seu destino final, o cliente”.
A obra contempla também a “reformulação do ‘layout’ ferroviário para permitir manobras entre o porto e o complexo de mercadorias de Praias do Sado”, naquele que, de acordo com a administração portuária de Setúbal, “é já o segundo porto nacional que mais comboios movimenta”.
Segundo a APSS, além de promover uma melhoria das acessibilidades ferroviárias à zona central do porto, a descarbonização do interface ferroviário e o aumento da capacidade de receção de comboios, a intervenção prevista vai permitir uma redução dos tempos da operação ferroviária, melhorando a “eficiência das condições de operação com segurança e sustentabilidade” no porto de Setúbal.
O presidente da APSS, Carlos Correia, citado no comunicado, diz que se trata de um projeto estruturante para a sustentabilidade do porto de Setúbal.
“Designámos este projeto com marca ‘Rail2Green’, porque este é um dos projetos estruturantes que estão a ser desenvolvidos pelo Porto de Setúbal, no âmbito da nossa estratégia ‘Hub2Green’, e que têm como principal objetivo transformar o porto num ‘hub’ económico de desenvolvimento sustentável na cidade, na região e no país”, afirma Carlos Correia.
O prazo para apresentação de propostas no âmbito do concurso público termina no dia 01 de julho de 2024.