Infraestruturas de Portugal vai eletrificar acessos ferroviários no Porto de Setúbal

13/04/2024

A Infraestruturas de Portugal lançou um concurso público para a eletrificação dos acessos ferroviários aos terminais portuários de Setúbal, no valor global de 17,5 milhões de euros, foi anunciado.

 

Segundo um comunicado da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), trata-se de um concurso público para a realização de uma obra com um prazo de execução de 420 dias que compreende a “eletrificação dos ramais e canais de acesso aos terminais, facilitando a etapa final do transporte (‘last mile’) de carga entre o centro de distribuição e o seu destino final, o cliente”.

A obra contempla também a “reformulação do ‘layout’ ferroviário para permitir manobras entre o porto e o complexo de mercadorias de Praias do Sado”, naquele que, de acordo com a administração portuária de Setúbal, “é já o segundo porto nacional que mais comboios movimenta”.

Segundo a APSS, além de promover uma melhoria das acessibilidades ferroviárias à zona central do porto, a descarbonização do interface ferroviário e o aumento da capacidade de receção de comboios, a intervenção prevista vai permitir uma redução dos tempos da operação ferroviária, melhorando a “eficiência das condições de operação com segurança e sustentabilidade” no porto de Setúbal.

“A empreitada agora a concurso faz parte do Projeto ‘Rail2Green’, que está a ser desenvolvido pela APSS em conjunto com a IP – Infraestruturas de Portugal, e abrange um conjunto de intervenções que vão garantir melhorias operacionais e de segurança, permitindo ainda a receção/expedição e circulação de composições com 750 metros e o aumento do volume de mercadorias transportadas por ferrovia com origem/destino no Porto de Setúbal”, refere a nota.

O presidente da APSS, Carlos Correia, citado no comunicado, diz que se trata de um projeto estruturante para a sustentabilidade do porto de Setúbal.

“Designámos este projeto com marca ‘Rail2Green’, porque este é um dos projetos estruturantes que estão a ser desenvolvidos pelo Porto de Setúbal, no âmbito da nossa estratégia ‘Hub2Green’, e que têm como principal objetivo transformar o porto num ‘hub’ económico de desenvolvimento sustentável na cidade, na região e no país”, afirma Carlos Correia.

O prazo para apresentação de propostas no âmbito do concurso público termina no dia 01 de julho de 2024.