Nos lagos gelados e inóspitos da Rússia, junto a fronteira com a Mongólia, realiza-se anualmente a Baikal Mile, uma competição dura, em condições de neve e muito gelo, e famosa por receber alguns dos veículos mais excêntricos do mundo. Este é, sem dúvida, um dos mais vistosos em todas as edições, desenvolvido pelo preparador russo, Balamutti, sobre a base técnica de uma Ducati Hypermotard 1100 de fábrica.
Vitaliy Selyukov, responsável pela casa sediada em São Petersburgo explicou que o modelo necessitou de quatro anos de trabalho para se apresentar nesta inédita configuração de três rodas basculantes, com capacidade para se inclinarem de forma independente.
A inspiração no mundo fantástico está patente logo no nome, mas também em detalhes como os comandos com formato incomum a fazer lembrar a Z74, a mota voadora de Anakin Skywalker, em Star Wars.
Da moto italiana que serve de base ao projeto, o preparador russo conservou alguns elementos e o motor bicilíndrico, mas com um turbo Garrett, um novo compressor centrífugo e um sistema de escape fabricado à mão.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

