Volvo EX90
A segurança faz parte do ADN dos automóveis Volvo desde o seu início. A marca que ofereceu o cinto de segurança de três pontos ao mundo, volta a estabelecer um marco importante nos seus 96 anos de vida ao criar o seu carro mais seguro até hoje.

 

Para Susanne Hägglund, diretora-geral da Volvo Car Portugal, já não se trata apenas da segurança do automóvel: “Temos de ir mais além e cuidar também da segurança do clima do nosso planeta”.

Para isso, este SUV totalmente elétrico, que no nosso mercado só vai estar disponível na versão com sete lugares, não utiliza pele animal no seu interior, e é construído com aço, alumínio, plástico e madeira reciclados.

A segurança a bordo do veículo está assegurada por sensores exteriores, incluindo um radar LiDAR de série – uma tecnologia que utiliza um laser sendo capaz de detetar, por exemplo, peões com roupa escura a atravessar uma estrada de noite a uma distância de 120 metros –, 2 câmaras que monitorizam a atenção do condutor e sensores de ocupantes em todo o habitáculo. Naturalmente, está também preparado para condução autónoma.

“O Volvo EX90 é, em muitos sentidos, o início de uma nova era para a Volvo Cars. É o primeiro modelo da Volvo a ser verdadeiramente definido pelo seu nível de software e a fazer parte integrante de um ecossistema mais vasto, capaz de se conectar às casas e a outros aparelhos dos nossos clientes.”, refere Jim Rowan, CEO da marca sueca.

O novo EX90 conta com alguns detalhes relevantes, como a supressão da grelha frontal, mas também com os puxadores das portas integrados, um conjunto de soluções que leva este novo SUV a registar um coeficiente aerodinâmico de 0.29 Cd, que é um valor muito interessante para um veículo com as dimensões deste SUV de sete lugares.

No centro da experiência de infoentretenimento está um grande ecrã central de 14.5”, que permite o acesso um dos melhores sistemas atualmente no mercado, com integração Google, dando assim a possibilidade de utilizar plataformas como o Google Assistant e Google Maps, entre outras. O Volvo EX90 é também compatível com Apple CarPlay wireless.

Graças à ligação 5G de série (quando disponível), será possível instalar aplicações no ecrã central de forma muito semelhante à de um smartphone. Este automóvel estreia também o novo sistema áudio da Bowers & Wilkins com Dolby Atmos e colunas integradas nos apoios de cabeça para uma experiência de som mais envolvente.

O novo Volvo EX90 estreia ainda a tecnologia de chave através do telefone, de série. Ou seja, o smartphone servirá como chave do automóvel para destrancar as portas de forma automática sempre que o condutor se aproximar e carregar o seu perfil pessoal, ao entrar no veículo.

A capacidade da bagageira varia consoante a configuração do habitáculo, indo dos 310 litros com a terceira fila de bancos aos 1915 litros com as duas últimas filas rebatidas e num patamar intermédio uma capacidade de 655 litros. Sob o capot dianteiro encontra-se também espaço para bagagens, conhecido por ‘frunk’, onde é possível guardar o cabo de carregamento.

Para o mercado português está disponível nas seguintes configurações: Single Motor com 279 cv, tração traseira, bateria de 104 KWh e autonomia até 580 km, por 88.200 euros; Twin Motor com 408 cv, tração às quatro rodas, bateria de 111 kWh e autonomia até 600 km, por 94.200 euros; Twin Motor Performance com 517 cv, tração às quatro rodas, bateria de 111 kWh e autonomia até 590 km, por 99.300 euros.

A entrega das primeiras unidades está prevista para o segundo semestre de 2024.