Um novo sistema de chave inteligente, que tem por base a tecnologia UWB, de banda ultralarga, acaba de ser apresentado como a solução de futuro para flexibilizar a utilização do automóvel particular, mas apontando sobretudo às grandes frotas de empresas e serviços de ‘carsharing’.
O conceito, desenvolvido pelos especialistas da Hella, terá inclusivamente captado já o interesse de um fabricante de automóveis e deve começar a ser utilizado até 2023.
Esta chave digital está integrada no ‘smartphone’ e permite o aceso ao veículo de forma mais fácil e cómoda, uma vez que basta que o sistema detete a sua presença para desbloquear as portas, também dispensando a chave física para iniciar o motor e a marcha, num conceito em tudo idêntico ao dos sistemas ‘keyless’, de mãos-livres, que já equipam vários modelos atualmente no mercado.
De acordo com a Hella, o dispositivo tem capacidade para identificar o equipamento móvel a uma distância de 50 metros, mas só quando o condutor está menos de dois metros do carro o sistema permite a abertura das portas. Para arrancar o motor, o smartphone tem de testar no interior do veículo.
A Smart Car Access da Hella permite outra flexibilidade na utilização do automóvel, uma vez que as autorizações de aceso ao veículo podem ser fornecidas e partilhadas de forma digital, solução bastante útil para aplicação nos serviços de carsharing ou em frotas de empresas.Uma chave, vários condutores
Podendo ser utilizada por vários condutores, a chave digital da empresa alemã oferece a possibilidade de personalizar alguma informação, permitindo configurar a partir do smartphone funções adicionais de conforto, como a posição de condução, a climatização ou a iluminação a bordo.
A tecnologia de banda ultralarga permite todas estas funcionalidades, sem o perigo de exposição a ataques informáticos, bloqueando qualquer tentativa de interação não autorizada com o veículo de forma remota. A ‘smart key’ pode funcionar mesmo sem Internet e é compatível com os sistemas operativos Android e iOS.
Björn Twiehaus, diretor geral da Hella, explica que a empresa é responsável pelo fabrico de cerca de 25 milhões de chaves remotas clássicas por ano, para um grande número de fabricantes de automóveis de renome em todo o mundo. “Isso significa que já temos uma posição de liderança neste campo. Partindo da na nossa sólida base tecnológica, estamos a dar agora o passo em frente com a Smart Car Access, assente nos smartphones para permitir que o acesso ao veículo seja ainda mais inteligente, cómodo e mais seguro”, acrescentou.
