Jaguar Land Rover: Todas as novas gamas terão versão elétrica em 2020

29/11/2019

Jaguar Land Rover, 19 de Novembro de 2019, Lisboa, Portugal. Foto: Jorge Padeiro/Agencia Zero
A partir do próximo ano, todos os modelos da Jaguar Land Rover terão uma versão elétrica. Uma aposta que aponta ao “destino zero” do grupo em matéria de emissões de CO2, engarrafamentos e acidentes

Todos os modelos da Jaguar Land Rover (JLR), a lançar a partir do próximo ano, passarão a contar com uma opção elétrica. O objetivo é acelerar a eletrificação das gamas do grupo, rumo ao “destino zero”. Por zero, entenda-se, falamos de emissões de CO2, engarrafamentos e acidentes. Um trio a eliminar nos próximos tempos. “A nossa ambição é tornar a nossa sociedade mais segura e saudável e o nosso meio ambiente mais limpo, através de uma inovação incessante, adaptando os nossos produtos e serviços a um mundo em permanente mutação”, explicou Luis Antonio Ruiz, presidente da JLR, durante o evento Eletric City Tour, realizado no Estádio da Luz, em Lisboa. Segundo o responsável, o próximo modelo elétrico a juntar-se ao premiado Jaguar i-Pace será o Jaguar XJ.

Produção de baterias
O passo seguinte da JLR na eletrificação passará ainda pela produção de baterias, “em grande escala”, no Reino Unido.
O novo centro de montagem de baterias, situado em Hams Hall, começará a funcionar já em 2020. E, de acordo com Luis Antonio Ruiz, será o mais “inovador e tecnologicamente avançado do Reino Unido”, dispondo de uma capacidade de produção de 150 mil unidades.
Para a JLR, o objetivo é preparar não o futuro, mas o presente. Luis Antonio Ruiz está ciente de que “o mundo dos motores de combustão interna dará lugar a veículos autónomos, conectados, eletrificados e partilhados”. E quer fazer parte da revolução em curso. “Adaptámos princípios de economia circular ao longo dos nossos processos de criação de produtos, com reutilização ativa e reciclagem e aplicação de materiais inovadores e sustentáveis, enquanto nos esforçámos por atingir a meta de zero resíduos no fabrico”, afirmou. E acrescentou, de seguida. “A nossa visão é um mundo de mobilidade sustentável e inteligente. Devemos criar um mundo no qual todos vivamos vidas mais seguras e melhores”.