Jay Leno, o famosíssimo apresentador de televisão dos Estados Unidos, e um dos mais mediáticos colecionadores de automóveis em todo o mundo, não tem dúvidas de que o futuro do automóvel passará pela eletrificação.
A confidencia, em entrevista ao CNBC, tem mais peso quando vem de um adepto confesso do mundo dos motores, aquilo a que se chama um verdadeiro ‘petrolhead’, e que tem na sua garagem um espólio verdadeiramente incrível, composto por alguns dos mais exóticos automóveis da atualidade, a maior parte com potentes motores a gasolina…
Jay Leno foi mais longe nas suas declarações e revelou que acredita não haver «razão nenhuma para que atualmente se conduza um automóvel com motor de combustão interna…».
O comediante, autor do “Jay Leno’s Garage”, no Youtube, tem uma coleção com cerca de 300 veículos de duas e quatro rodas, desde clássicos raríssimos a desportivos ultrarradicais, sem esquecer alguns espetaculares protótipos, exemplares únicos, que nunca avançaram para produção. Mas é ao Tesla Model S que conduz diariamente que recorre amiúde para exemplificar a efetividade da tecnologia: «Tenho um Tesla. Tenho-o há mais de 3 anos. Não precisei de fazer nada durante todo este tempo. Não há líquidos ou óleos para substituir. Nada!».
O apresentador ainda revelou que acredita que «uma criança nascida hoje terá as mesmas possibilidades de conduzir um automóvel a gasolina, que tem hoje alguém de conduzir um carro com caixa de velocidades manual». A analogia que faz mais sentido olhando a realidade do parque circulante no lado de lá do Atlântico, maioritariamente equipado com transmissões automáticas, mas serve ilustra bem o que Jay Leno acredita ser um mercado a curto prazo «inundado» com novas e muito variadas propostas com propulsão elétrica.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

