Jipe clássico de origem soviética renasce como modelo 100% elétrico

04/08/2021

Utilizando o jipe russo UAZ Hunter como base, a empresa checa MW Motors propõe um Spartan totalmente elétrico, no seguimento da tendência de revitalizar antigos modelos com motores elétrico.

Para aqueles que não estão familiarizados com a indústria automóvel da Rússia, as origens do UAZ Hunter datam de 1971 quando o UAZ 469 militar foi lançado (então ainda na União Soviética). Desde então, foram vendidos mais de dois milhões em 80 países, promovendo as sua durabilidade e capacidade off-road.

O MWM Spartan utiliza a maioria dos componentes originais do UAZ, menos o motor. O facto de ser elétrico só se distingue pela grelha fechada e pelo painel de instrumentos de um elétrico.

Debaixo do capô encontramos um novo motor elétrico de 163 CV e 600 Nm de binário. Pode não parecer muito, mas é uma melhoria face ao motor utilizado nas versões convencionais, um 2.7 aspirado que debita 128 CV e 210 Nm de binário. Para além da conversão elétrica, o veículo mantém a caixa manual de 5 velocidades e uma velocidade máxima de 130 km/h.

A bateria é de iões de lítio e é à prova de água. Tem uma capacidade de 62,16 kWh e uma autonomia de 150 km. Existe uma bateria maior em opção que permite maior autonomia.

Já está à venda e já tem preço. 39 900 euros seja com o volante à esquerda ou à direita.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.