Leilão de hidrogénio lançado por Bruxelas recebeu 132 licitações

17/02/2024

Primeiro leilão de hidrogénio europeu recebeu 132 propostas que serão analisadas. Os projetos escolhidos são conhecidos em abril.

 

O primeiro leilão de financiamento de hidrogénio renovável na Europa encerrou com 132 licitações, cujas propostas vencedoras serão anunciadas em abril.

O PROJETO SINALIZA O OBJETIVO DE BRUXELAS DE COLOCAR A EUROPA NUM CAMINHO DE TRANSIÇÃO PARA A ENERGIA VERDE

O leilão foi lançado pela Agência Executiva de Clima, Infraestrutura e Ambiente da Europa (CINEA), sendo o mais recente passo da Comissão Europeia na sua missão de produzir 10 milhões de toneladas por ano de hidrogénio renovável até ao final da década, o que representará 50% da procura total deste combustível dentro da União Europeia, com a restante metade a ser proveniente de importações.

Com €800 milhões disponíveis, o subsídio máximo a atribuir por este Banco Europeu de Hidrogénio será de €4,50/kg para o hidrogénio renovável produzido, sendo um impulso para a inovação, na medida em que o cronograma admite a possibilidade de os projetos começarem a assinar os seus financiamentos e tomar decisões finais de investimento já em novembro.

O preço fixo, formalizado através de um contrato de subsídio, teria uma duração de dez anos, sob a condição de que o esquema fosse comissionado dentro de cinco anos, o que significa que o primeiro grupo de beneficiários — ou seja, aqueles que assinam os contratos em novembro de 2024 — teria que colocar os seus projetos a funcionar até novembro de 2029.

O Banco Europeu do Hidrogénio foi anunciado pela Presidente von der Leyen no seu discurso sobre o Estado da União Europeia em 2022 para apoiar a produção doméstica de hidrogénio da UE e importações de parceiros internacionais de hidrogénio renovável. Pretende desbloquear investimentos privados na UE e em países terceiros, abordando os desafios e necessidades iniciais de investimento, fechando a lacuna de investimento e ligando o futuro fornecimento de hidrogénio renovável aos consumidores.