Com nome inspirado no mítico Land Cruiser, um dos automóveis mais dotados par explorar de terrenos hostis na Terra, a Toyota está agora a desenvolver o veículo que permitirá partir à descoberta da superfície lunar no final da década.
Chama-se Lunar Cruiser e servirá para transportar astronautas em missões espaciais na Lua, fruto de parceria estratégica celebrada entre o gigante japonês e a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA). De acordo com o construtor, as primeiras simulações de condução com o “rover” lunar que vai permitir ao Japão estabelecer missões permanentes no Espaço arrancam já em março de 2021. Na fase atual do desenvolvimento, os especialistas procuram recolher informações sobre a dissipação de potência e calor e referências que possam servir de base à produção das rodas e ligações ao solo e também na configuração do interior do veículo. Ao contrário dos carros lunares atuais, o veículo da Toyota será muito maior, incluindo uma cabine pressurizada com capacidade para receber uma equipa de astronautas e cientistas em segurança.
O nome escolhido não é a única referência a modelos na gama da Toyota. Segundo a marca japonesa, o “rover” vai ser equipado com o mesmo tipo de células de combustível que equipam o Mirai, funcionando a hidrogénio.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

