Em declarações à Agência Lusa, a Câmara Municipal de Lisboa explicou que “já foram substituídos 11 radares e instalados 18 novos”, sendo que “os equipamentos estão a ser paulatinamente instalados e encontram-se em fase de testes”.
Do conjunto de novos equipamentos adquiridos pela autarquia, 21 vão substituir radares antigos. Os restantes 20 serão instalados em locais onde atualmente não há controlo.
Multam em simultâneo
Os novos radares conseguem detetar infrações de diferentes veículos e controlar até seis faixas de rodagem, além de terem alcance muito maior e de recolherem informação mais precisa: velocidade, distância e posição; podem registar a passagem de sinais vermelhos ou traços contínuos.
“Tratam-se de equipamentos mais modernos, com uma tecnologia mais atual que permite o controle de velocidade em várias vias em simultâneo e em ambos os sentidos, quando os radares antigos apenas permitem controlar a velocidade numa única via. Outra funcionalidade prende-se com a possibilidade de receber no Centro de Coordenação da Mobilidade da CML dados de tráfego em tempo real (velocidades médias, contagens de veículos)”, confirmou a autarquia ao Polígrafo Sapo, em setembro.A Câmara Municipal de Lisboa acredita que o processo de instalação dos novos equipamentos possa estar concluído até ao final do ano e só depois deverá anunciar a sua entrada em funcionamento.
Entretanto, as localizações são já quase todas conhecidas:
– Avenida Santos e Castro (dois radares)
-Avenida Lusíada (dois)
-Avenida Padre Cruz (dois)
-Avenida Marechal Gomes da Costa (um)
-Avenida da Índia (um)
-Avenida Infante Dom Henrique (dois)
-Avenida Almirante Gago Coutinho (um)
-Avenida de Ceuta (um)
-Avenida Calouste Gulbenkian (um)
-Avenida Marechal Craveiro Lopes (um)
– Avenida dos Combatentes (dois).
-Avenidas da Índia e Brasília (dois radares novos para substituir equipamentos já existentes)
-Avenida Gen. Correia Barreto (dois),
-Avenida Estados Unidos da América (dois)
-Avenida Eusébio da Silva Ferreira (um),
-Avenida 5 de Outubro (um)
-Avenida da Igreja (um)
-Avenida João XXI (um),
-Avenida Afonso Costa (um)
-Avenida Eng. Duarte Pacheco (um)
-Avenida das Descobertas (um)
