De acordo com a análise feita por uma publicação nórdica aos dados disponibilizados pelo governo, a Noruega terá mais carros 100% elétricos nas suas estradas do que veículos movidos apenas a gasolina.
Os números publicados no final de agosto indicavam que havia 751 450 automóveis elétricos em circulação na Noruega e 755 244 automóveis a gasolina, representando cada um cerca de 26% dos automóveis nas estradas.
Com o volume de vendas mensais de automóveis totalmente elétricos e o decréscimo acentuado da venda de carros a gasolina, a ultrapassagem será feita algures este mês.
A Noruega divulga informações mensais pormenorizadas sobre as vendas de automóveis no país e em agosto estabeleceu um recorde mundial, com os veículos elétricos a representarem 94% do total dos veículos novos vendidos no país.Mensalmente são vendidos mais de 10.000 veículos elétricos na Noruega e apenas algumas centenas de automóveis a gasolina, pelo que as linhas cruzar-se-ão por esta altura.
Com uma diferença de apenas mais 4.000 automóveis a gasolina em circulação em agosto, e as vendas mensais de mais de 10.000 automóveis elétricos, deverá ser em meados de setembro que passa a haver mais elétricos na Noruega.
Os veículos movidos a diesel ainda representam cerca de 35% do parque automóvel da Noruega. Muito populares entre nos primeiros 15 anos deste século, os veículos a diesel ultrapassaram mesmo os de motor a gasolina em 2014, com o pico de vendas de automóveis a diesel a ser alcançado em 2017.
A partir daí, a popularidade dos diesel começou a diminuir mas, mesmo assim, ainda é o tipo de motorização mais comum nas estradas da Noruega, onde se estima que existam mais de um milhão de veículos a diesel.
Os híbridos plug-in e os híbridos simples não são contabilizados nos números que fomos apresentado acima e que se referiam a motorizações exclusivamente elétricas, a gasolina ou a diesel. Atualmente, circulam na Noruega cerca de 208 mil híbridos plug-in e 156 mil híbridos não plug-in.