No estudo EV Readiness Index 2022 da LeasePlan, Portugal surge na 11ª posição de um total de 22 países europeus analisados em termos da maturidade do mercado EV.
Este documento (consulte aqui) chegou a esta classificação, após analisar três fatores: número de registos de VE, maturidade das infraestruturas VE e incentivos governamentais em cada mercado.
Das três variáveis analisadas, aquela em que Portugal tem um melhor desempenho é a do TCO (Total Cost Ownership). A que tem uma pior prestação é a da rede de carregamento.
Explica a LeasePlan que o “excelente score do fator TCO” é “maioritariamente devido aos subsídios à compra e incentivos fiscais existentes no país”.
Já o score relativo às infraestruturas de carregamento – prossegue a LeasePlan – reduziu em 1 ponto face a 2021, “revelando que a infraestrutura de carregamento continua a pontuar relativamente baixo em Portugal, em linha com a tendência europeia”.

► A absorção de VE aumentou significativamente em quase todos os mercados. “Isto reflete a popularidade crescente dos VE em todos os países europeus à medida que mais modelos ficam disponíveis em todos os segmentos”, comenta a LeasePlan.
► A infraestrutura de carregamento ainda está atrasada, criando uma escassez de carregamento à medida que os registos de VE aumentam rapidamente. “Isto realça a necessidade urgente dos governos investirem numa infraestrutura pública robusta e fiável em toda a Europa”, salienta a LeasePlan.
► Os VE estão mais acessíveis do que nunca. “A competitividade dos custos é maioritariamente impulsionada por preços de energia comparativamente mais baixos para os VE (especialmente quando comparados com o aumento dos preços do gasóleo e do combustível da gasolina) e por regimes fiscais mais benéficos para os condutores de VE”, declara a LeasePlan.
► Por mercado, a Noruega foi a mais bem classificada em termos de prontidão de VE, República Checa e Polónia classificadas como as mais baixas, enquanto a Grécia teve o maior aumento de pontuação em relação a 2021.
“À medida que aumenta a oferta de novos modelos de veículos elétricos e os preços caem, mais pessoas optam por VE e, se as infraestruturas de carregamento não acompanharem este crescimento, encontrar estações de carregamento disponíveis vai tornar-se cada vez mais difícil”, destaca este responsável.
Para Tex Gunning, “este relatório deve ser um alerta para a necessidade de investir numa ampla infraestrutura de carregamento europeia. A transição para a condução elétrica é uma das formas mais eficazes de combater as mudanças climáticas e os governos precisam torná-la mais fácil, não mais difícil, para todos fazerem a essa transição”.
